Cada dia mais os brasileiros têm buscado um estilo de vida saudável, principalmente com o advento da geração “fitness” e da troca de informações sobre alimentos nutritivos ou vegetarianismo na internet.
Porém, há no mercado muitos alimentos processados e industrializados que nem sempre garantem os benefícios que prometem. Para isso, é importante saber em quais alimentos, principalmente os que são facilmente obtidos, é possível encontrar bons nutrientes.
Se você também está tentando adquirir uma dieta saudável ou ficou interessado pelo assunto, veja a seguir os alimentos que você tem em casa e que podem te ajudar na saúde.
Limão
O limão é rico em vitamina C, micronutriente importantíssimo para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, essa fruta apresenta grande quantidades de antioxidantes e nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo — substâncias que ajudam a alcalinizar o sangue.
A vantagem do limão é que além dos benefícios nutritivos, ele pode ser usado como tempero e adicionado em pratos e sucos. Sendo, portanto, de fácil aquisição – em feiras e supermercados – e muito versátil.
Alho
O alho, mais utilizado como tempero, tem suas propriedades medicinais conhecidas há décadas. Esse condimento apresenta vitaminas B1, B6 e C, além de nutrientes como manganês, selênio, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro.
De modo geral, o alho combate o envelhecimento precoce, contribui para a digestão, auxilia o fígado no metabolismo, atua como desintoxicante de outras substâncias ingeridas que apresentam baixo valor nutritivo e previne doenças cardiovasculares e cerebrais.
Feijão
Essa leguminosa é uma das mais queridas, compondo a maioria das refeições diárias do brasileiro.
O benefício que o feijão apresenta está relacionado à grande quantidades de fibras e ferro em sua composição, que ajudam a manter o organismo saudável. Além do mais, essa leguminosa apresenta proteína, magnésio e ferro, os quais ajudam no combate às doenças cardiovasculares.
Peixe
Os peixes são famosos no mundo gastronômico saudável por apresentarem em sua composição o ômega-3, uma gordura poliinsaturada com a propriedade de combater doenças cardiovasculares e o diabetes, limpar o sangue, revigorar o sistema imunológico e estimular os neurônios, melhorando as funções cerebrais.
Mas o que muitas pessoas não sabem, é que fora esses benefícios já citados, o peixe também contém proteínas, iodo, fósforo, cálcio e vitaminas A, E e do complexo B. Nesse sentido, as espécies mais conhecidas são: arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado e pescadinha.
Vê-se que há muitas possibilidades de encontrar alimentos nutritivos, que são versáteis e até mesmo baratos – em comparação com produtos industrializados. O grande segredo é inovar na hora das receitas para conseguir adaptar os alimentos saudáveis em sua rotina. Ficou interessado em conteúdos sobre alimentação? Acesse nosso blog.