CONHEÇA 5 BENEFÍCIOS DA CÚRCUMA
Os ingredientes naturais estão tomando grande proporção na rotina das pessoas, seja na alimentação, nos cosméticos e até mesmo no auxílio de tratamentos de doenças. Nesse sentido, é importante ressaltar que esses ingredientes podem desempenhar ótimas funções no organismo humano, tendo em vista que por serem menos processados, são ricos em nutrientes e mais saudáveis. Um exemplo de ingrediente natural usado para diferentes fins é a cúrcuma.
Cúrcuma ,também conhecida como açafrão da terra, é uma planta da família do gengibre. Ela é muito utilizada no condimento dos alimentos, mas se faz presente em várias outras áreas, como por exemplo na fitoterapia.
1- É um anti-inflamatório natural
A inflamação é uma reação do organismo a um processo de infecção ou de lesões nos tecidos. Existem dois tipos de inflamação: inflamação aguda e inflamação crônica. A primeira é caracterizada por cessar em poucos dias, a partir do tratamento da infecção. Em contra partida, a inflamação crônica, caracterizada por ser de longo prazo, é prejudicial tanto para o agente da infecção quanto para os tecidos do indivíduo.
Assim a curcumina, substancia presente na cúrcuma, possui um forte efeito anti-inflamatório que é capaz de auxiliar no combate a inflamação crônica.
2- Reduz os níveis de colesterol LDL
O colesterol é um lipídio produzido pelo organismo, mas que também pode ser obtido através de alimentos de origem animal. Existem dois tipos de colesterol, o HDL, que é benéfico para organismo, já que é responsável por absorver cristais de colesterol nas artérias, e o LDL, também conhecido como colesterol ruim, que se acumula nas paredes internas das artérias, diminuindo o diâmetro do vaso sanguíneo.
Nesse sentido, existem alguns estudos que mostram que a cúrcuma pode influenciar no aumento de receptores de LDL, ou seja, ela aumenta a absorção de gordura nas células do fígado, fazendo com que esse tipo de colesterol seja eliminado em maior quantidade pelo organismo.
3- Apresenta efeitos neuroprotetores
Os neurônios, que são responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos, crescem e se diferenciam com o auxílio de alguns hormônios, como por exemplo o BDNF. Uma curiosidade é que a curcumina pode aumentar os níveis de BDNF no cérebro, dessa forma, podendo combater e atrasar doenças cerebrais. Além disso, com o aumento desse hormônio existe ainda a possibilidade do aprimoramento da memória, o que explica porque alguns estudos sugerem a cúrcuma para o tratamento da doença de Alzheimer.
4- É um antioxidante natural
Os radicais livres, que são moléculas instáveis e reativas, agridem o organismo desprotegido e fazem com que os tecidos e os órgãos percam sua qualidade. Essa ação pode destruir componentes vitais da pele, como por exemplo o colágeno e a elastina, acelerando o envelhecimento. Todavia, esse problema pode ser combatido a partir do uso de substâncias antioxidantes, como por exemplo a curcumina, presente na cúrcuma, que neutraliza os efeitos dos radicais livres e estimula as enzimas antioxidantes do próprio corpo.
5- Previne o câncer
As mudanças moleculares da curcumina dificultam a proliferação de células cancerígenas e reduz a metástase, uma vez que também induz as células a apoptose. Ademais, estudos indicam que esta substância presente nessa planta pode ainda ajudar no tratamento do câncer, como visto nesse artigo publicado no site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Por fim, o consumo de cúrcuma pode proporcionar outros benefícios a saúde e maior qualidade de vida.
Veja mais benefícios de outros ingredientes naturais.
Se pensa em utilizar essa planta em algum dos seus produtos veja nossos serviços e entre em contato conosco