Frente ao atual cenário pandêmico de COVID-19 em que estamos vivendo, uma chuva de informações falsas está se espalhando. Fala-se em receitas caseiras milagrosas para combater o vírus e turbinar a imunidade, por isso, há a necessidade de discutir a real influência dos alimentos na nossa resposta imunológica para não se ter uma falsa sensação de proteção.
A imunidade é um conjunto de mecanismos realizados pelo sistema imune do organismo, o qual atua por meio de células e anticorpos em resposta a moléculas ou antígenos estranhos presentes no corpo. Desta forma, para que o organismo realize essa série de mecanismos para o combate de agentes estranhos ou até mesmo para a recuperação do corpo dos
sintomas de uma doença, é importante uma alimentação completa e balanceada, a fim de suprir todos os nutrientes e vitaminas necessários.
Entretanto, é preciso sempre lembrar que a alimentação não age no combate 100% de nenhum vírus ou bactéria e não dispensa o uso de vacinas e medicamentos.
Agora, vamos a lista dos nutrientes e vitaminas mais importantes para uma melhor resposta imunológica:
1. Vitamina C
É um potente antioxidante que protege as células do estresse oxidativo, muitas vezes causados por infecções. Ainda mais, estimulam a proliferação de fagócitos e linfócitos T, diminuindo a atuação viral. Essa vitamina é encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão e acerola.
2. Vitamina E
Também é um importante antioxidante que retarda os danos dos radicais livres e em quantidades adequadas, possui propriedades anti-inflamatórias potencializando a atuação dos leucócitos. É encontrada em alimentos como azeite de oliva, fígado, sementes oleaginosas e gema de ovo.
3. Ácido fólico
Conhecido também como vitamina B9, esse composto atua na síntese e restauração de RNA e DNA, os quais ditam as funções celulares. Comprovadamente, a deficiência dessa vitamina retarda a resposta imunológica por afetar a atuação de glóbulos branco e assim a produção de anticorpos. São encontrados em vegetais verde escuro como rúcula e couve e em leguminosas como feijão e lentilha.
4. Carotenóides
Reconhecido pela pigmentação vermelho alaranjado, existem vários tipos de carotenóides, sendo um deles o β-caroteno, fonte de vitamina A e em associação com vitaminas, como a C, age destruindo os radicais livres.
Além disso, são importantes na resposta imune e na comunicação celular. Esse composto é facilmente encontrado na cenoura, abóbora, tomate e outros legumes de cor avermelhada.
5. Zinco
É um mineral importante para a síntese de proteínas e também possui papel importante no sistema imune. Para ser implementado na alimentação, é encontrado no azeite de oliva, peixes como salmão e atum, leite, oleaginosas e
leguminosas.
6. Selênio
Mineral encontrado em selenoproteínas, as quais têm importante papel no funcionamento do sistema imunológico, protegendo as células de altos níveis de H2O2 causados por alguma infecção e eliminando microorganismos estranhos.
Entretanto, se ingerida em grandes quantidades pode ser tóxico. Esse mineral é encontrado na castanha-do-Pará, semestes de girassol e gema de ovo.
alimentação saudável.
Por fim, nenhum alimento listado deve ser usado para o fim terapêutico na cura de nenhuma doença, como a COVID-19. Em caso de sintomas, procure um médico e siga as instruções dos medicamentos prescritos.
Agora que você já sabe sobre a relação da alimentação com a imunidade e os principais alimentos que a fortifica, continue navegando pelo nosso blog e para mais informações da nossa empresa acesse o nosso site.