A umectação capilar é uma das técnicas que fazem parte do cronograma capilar e é feita especialmente para nutrir os fios do cabelo utilizando óleos vegetais. Além disso, o indicado é realizar o procedimento quando os mesmos estão ressecados ou danificados, podendo ser feito mais de uma vez por semana, dependendo do tratamento que o cabelo necessita. Ainda não conhece essa técnica? Sem problemas, iremos abordar agora as vantagens da umectação capilar e seus passos básicos.
Vantagens da umectação capilar
No couro cabeludo é encontrado uma oleosidade natural que é secretada por glândulas localizadas nesta região. Nos cabelos lisos essa oleosidade consegue chegar até as pontas dos fios, nutrindo-as, pois não apresentam curvatura. Já em cabelos ondulados, cacheados e crespos, essa oleosidade natural possui dificuldade em realizar o mesmo caminho, devido às várias curvas que o cabelo tem.
Dessa forma, a umectação é feita com mais frequência nos cabelos que apresentam algum tipo de curvatura, com o intuito de proporcionar a oleosidade necessária para todo seu comprimento.
Logo, alguns dos benefícios que um cabelo umectado possui são:
- Brilho.
- Diminuição do frizz.
- Controle e diminuição do atrito entre os fios.
- Redução de quebra e porosidade.
- Reposição de nutrientes.
- Aumento da maciez das mechas.
Nesse sentido, o óleo vegetal irá agir nas madeixas com o objetivo de repor a oleosidade dos fios, mantendo-os com a aparência saudável e minimizando possíveis danificações que ele pode sofrer no dia-a-dia, como químicas, calor,
umidade, entre outros.
Exemplos de óleos vegetais indicados para essa técnica são o óleo de argan, óleo de oliva, óleo de rícino, entre outros.
Passos básicos da umectação capilar
Para atingir os melhores resultados após a umectação, alguns passos básicos devem ser seguidos.
1. Separar o cabelo em mechas pequenas
O ideal é que o cabelo esteja há alguns dias sem lavar, seco e dividido em várias partes para que o produto consiga ser distribuído para todos os fios igualmente.
2. Passar o óleo e enluvar os fios com as mãos.
Esse movimento com as mãos também irá auxiliar na distribuição do produto, fazendo com que ele penetre ainda mais nos fios. É importante que não passe o óleo na raiz do cabelo, mas sim a partir de quatro dedos abaixo da
mesma, a não ser que a raiz seja extremamente seca.
3. Deixe agir de 30 minutos a 2 horas, dependendo da sua disponibilidade
4. Lave o cabelo com o shampoo da sua preferência ou realize a técnica UCPE
O método UCPE é feito quando a pessoa não possui o costume de utilizar shampoo e deseja retirar todo o óleo do cabelo. Nesse sentido, a sigla UCPE significa UMECTAR, CONDICIONAR, PAUSAR e ENXAGUAR.
Gostando do Conteúdo?
O passo-a-passo do processo é:
Umectar: Momento de passar o óleo vegetal no cabelo.
Condicionador: Após o tempo de ação do óleo, antes de retirá-lo, passe o condicionador de sua preferência nas mechas. Esse é o momento chave da técnica, pois o produto irá “amolecer” o óleo, facilitando a sua retirada, além de potencializar a hidratação dos fios.
Pausar: Deixe o condicionador agindo por 20 minutos a fim de potencializar o resultado.
Enxaguar: Retire todo o produto do cabelo com água, de preferência fria ou morna.
Pode-se ainda optar por realizar a umectação antes de dormir e lavar no dia seguinte, essa é chamada de umectação noturna e apresenta as mesmas vantagens e passo-a-passo da umectação convencional, todavia, por um período de
ação maior.
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre essa técnica, sua importância e vantagens para manter os fios saudáveis, continue navegando pelo nosso blog e se você deseja desenvolver alguma formulação cosmética capilar, entre em contato conosco.