Com o advento dos blogs e da geração de influencers de beleza, viralizou-se os cuidados com a pele, termo conhecido como skincare. Muitos cosméticos são lançados todo ano e as novidades podem confundir os usuários, devido à quantidade de produtos para cada finalidade, além de que muitos conselhos são passados de “boca em boca” sem comprovação médica.
Por isso, trouxemos alguns mitos e verdades sobre o uso de cosméticos.
1. Protetor solar com cor não protege
Mito
O protetor solar não só protege, mas também turbina a proteção, uma vez que a cor cria uma camada contra a luz visível (do sol, de lâmpadas, TVs e celulares) que pode prejudicar a pele e acelerar o envelhecimento. Nesse sentido, outro pensamento a ser desmistificado é de que só se deve usar protetor solar quando se está exposto ao sol. Como visto, é importante aplicar o cosmético também em casa, em locais públicos fechados como shoppings, restaurantes, entre outros.
2. Máscaras caseiras devem ser usadas com cautela
Verdade
A maioria dos especialistas temem o uso das máscaras faciais caseiras, pois muitas receitas levam ingredientes que podem danificar a pele com uso o prolongado. Um exemplo é o uso de frutas cítricas que aliado ao sol pode manchar a pele. Partículas esfoliantes naturais como café e aveia também estão sendo estudadas, pois o tamanho irregular das partículas pode danificar a pele com o uso constante de esfoliação.
3. Produtos orgânicos são melhores que os não orgânicos.
Mito em partes
O que acontece é que, de modo geral, os cosméticos orgânicos não contêm substâncias prejudiciais a pele, como parabenos, corantes e plásticos, mas isso não significa que eles garantem maior eficácia. Na maioria dos casos, os cosméticos orgânicos substituem alguns componentes químicos por óleos essenciais ou extratos, a fim de garantirem, de maneira natural, alguma propriedade importante para o cosmético em questão.
4. É importante usar cosméticos que contenham vitaminas em sua formulação
Verdade
O uso de vitaminas mantém a saúde da pele, uma vez que fortalecem a barreira do tecido contra agente agressivos externos (poluição, clima, raios UV ou luz azul), promovendo uma aparência mais bonita e saudável. Além disso, é importante que o sistema imunológico, de forma geral, esteja fortalecido, contribuindo no combate de bactérias geradoras de problemas dermatológicos.
Gostou desse conteúdo e quer entender melhor como funcionam os cosméticos? Confira nosso blog.