Os produtos alimentícios apresentam diversos aspectos físicos próprios, tais como aparência, textura, aroma e sabor característicos. Tais aspectos influenciam na decisão de compra do consumidor, e se não atendem às expectativas deles, outros produtos similares e com características melhores serão escolhidos.
Quer saber como garantir que as características físicas do seu produto estejam agradáveis ao consumidor, podendo levar a escolha do seu produto? Confira o texto a seguir!
O que é análise sensorial?
A análise sensorial é um método usado para medir, analisar e interpretar as características de diversos produtos alimentícios. É realizada quando se quer entender como determinadas qualidades sensoriais (odor, sabor, textura, aparência) de um produto são percebidas e valorizadas pelo consumidor.
Ela também pode ser usada para se determinar a aceitação de determinado produto no mercado e para comparação entre amostras comerciais
Além disso também é um meio para os fabricantes alimentícios determinarem a preferência do mercado, descobrindo quais características satisfazem o público consumidor.
Como a análise sensorial é feita?
Para realizar a análise sensorial, muitas variáveis precisam ser controladas, como o ambiente onde os testes serão realizados, como as amostras serão preparadas, os avaliadores e os resultados estatísticos.
Inicialmente, para realizar a análise sensorial, o projeto passa por uma aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, já que envolve seres humanos como provadores.
Após aprovação, passamos para a fase do teste, que é realizado em um laboratório específico para análises sensoriais, que possui cabines individuais e um local para preparação das amostras, garantindo a estrutura necessária para que os testes sejam realizados com qualidade e segurança.
Além disso, os testes são feitos “as cegas”, ou seja, o avaliador não tem conhecimento das amostras, que são identificadas por códigos e distribuídas em um mesmo recipiente e em ordens aleatórias. Assim, temos a certeza que o avaliador não será influenciado de nenhuma maneira, garantindo a qualidade do teste.
Posteriormente, todos os dados são analisados estatisticamente por profissionais especializados, validando os resultados, gerando conclusões sobre as características do produto.
Por que fazer uma análise sensorial?
A análise sensorial permite a comparação de um novo produto no mercado com um já existente e com boa aceitação pelos consumidores, verificando sua aprovação. Além disso, a análise individual do alimento permite a obtenção de informações sobre os aspectos físicos do produto e se eles agradam ou não os consumidores.
Essas informações possibilitam que o produtor saiba se seu produto agradará o mercado antes mesmo dele estar nas prateleiras, o que permite sua reformulação, caso necessária, aumentando a chance de sucesso quando a mercadoria, de fato, entrar no mercado, garantindo sua qualidade.
Assim, a análise sensorial pode auxiliar na garantia da satisfação dos consumidores cada vez mais exigentes alcançando suas expectativas e se destacando no setor alimentício.
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