A vitamina E, também conhecida como ⲁ-tocoferol, é um composto lipossolúvel essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Trata-se de um excelente antioxidante e possui propriedades anti-inflamatórias, combatendo os radicais livres presentes no organismo.
O tocoferol é encontrado em alimentos e seus respectivos óleos essenciais. Um exemplo de alimento que é rico neste composto é o girassol, com aproximadamente 52 mg a cada 100g de alimento consumido.
Além disso, também pode ser encontrado em suplementos nutricionais, mas devem ser consumidos com moderação, e apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.
Quais os benefícios da Vitamina E?
Bom, a maior parte dos benefícios deste composto se dá pela sua característica antioxidante. Veremos abaixo alguns deles:
1. Sistema imunológico
O consumo adequado de vitamina E colabora no desenvolvimento do sistema imune. Isso pois ela age nos linfócitos T, além de ajudar na eliminação dos radicais livres, que podem prejudicar a resposta normal do organismo aos agentes patogênicos.
2. Saúde da pele e cabelo
Sendo o cuidado estético um dos assuntos mais preocupantes para as mulheres, o tocoferol passa a ser um excelente aliado, uma vez que age promovendo a integridade da pele, aumentando sua firmeza.
Por esse motivo pode prevenir o surgimento precoce de rugas, além de melhorar o processo de cicatrização.
Já no cabelo, a vitamina E é responsável pela manutenção da integridade das fibras e aparente melhora da circulação sanguínea do couro cabeludo.
Desse modo, o crescimento passa a ser com muito brilho e de maneira saudável.
3. Prevenção de doenças neurológicas
A deficiência de vitamina E é rara, mas quando ocorre está relacionada com alterações no sistema nervoso central.
Assim, está sendo estudada a suplementação deste composto em casos de prevenção e tratamento das doenças de Parkinson, Alzheimer e síndrome de Down.
4. Prevenção de doenças cardiovasculares
A ingestão de vitamina E pode diminuir o estresse oxidativo e o processo inflamatório, fatores associados a esse grupo de doenças.
Ainda, ajuda no controle e manutenção dos níveis de colesterol, além de diminuir a agregação plaquetária, diminuindo o risco de trombose.
5. Combate de infertilidade
Auxilia os homens na melhora da motilidade de espermatozoides.
6. Melhora da resistência e força muscular
Diminui o dano do tecido oxidativo induzido pelo exercício, acelerando a recuperação após o treino e aumentando a resistência e a força muscular.
Apesar da existência de todos esses benefícios, existe uma quantidade ideal de consumo de vitamina E por dia, de acordo com as fases de vida.
Caso o consumo seja realizado em excesso, existe a possibilidade de ocorrer uma intoxicação, que pode gerar problemas como hemorragias, fraqueza muscular, fadiga, náusea e diarréia.
E então, gostou de saber mais sobre os usos e benefícios da vitamina E? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!