O mercado de cosméticos caseiros vem se expandindo e está cada vez mais competitivo, portanto, manter a qualidade do seu produto e garantir a segurança dos seus consumidores são pontos que podem aumentar as vendas do seu negócio.
O ministério da saúde possui parâmetros que devem ser seguidos para que o cosmético possa ser vendido. É de extrema importância evitar o crescimento de microrganismos em cosméticos, pois eles podem causar diversos problemas, tanto para o consumidor, quanto para o fabricante do produto.
As etapas em que pode ocorrer a contaminação dos cosméticos foram discutidas em outro texto, agora descubra a importância da análise microbiológica para manter o controle de qualidade sobre o crescimento de microrganismos em seu produto!
Porque fazer uma análise microbiológica
A análise microbiológica tem por função identificar e determinar o número de microrganismos patogênicos, verificando se o produto encontra-se dentro dos parâmetros estabelecidos pela ANVISA, que devem ser seguidos para a garantia da qualidade do produto.
Segundo a RDC 481/99, nenhum cosmético pode conter qualquer contagem de Coliformes, Staphylococcus aureus ou Pseudomonas aeruginosa.
Os resultados das análises são comparados com os limites de aceitabilidade certificando a segurança do produto de acordo com a agência.
O que a contaminação pode causar?
A contaminação por microrganismos patogênicos pode causar mudanças nas características físicas do produto que alteram sua aparência, textura e odor, e também mudanças químicas, que causam alterações nos ativos do cosmético.
Em alguns casos pode até ocorrer a deterioração do produto. Assim, a realização da análise microbiológica nos cosméticos pode evitar a contaminação e garantir que a qualidade da mercadoria seja mantida.
Efeitos de um cosmético contaminado
A utilização de cosméticos contaminados por microrganismos pode gerar alergias e irritações ao usuário. Portanto, manter a qualidade microbiológica garantirá a segurança do consumidor.
A análise microbiológica pode ser feita em diferentes tempos após a fabricação do produto. Essa avaliação garante a qualidade e segurança microbiológica durante a vida útil determinada. Esses testes são importantes para assegurar que o consumidor não terá reações causados pelo cosmético por conta da presença de microrganismos durante esse período.
É possível ver que a contaminação de cosméticos por microrganismos é prejudicial ao consumidor. A realização da análise microbiológica é de grande importância para garantir a qualidade do seu produto e manter a segurança do produtor e do cliente!
Os testes também podem confirmar se no período estabelecido como a vida útil do produto não há microrganismos em uma quantidade acima do limite estabelecido pela ANVISA.