O que são parabenos e qual sua função?

Sumário

Antes de tudo, os parabenos são compostos alquil-hidroxibenzoatos formados na reação de esterificação entre o ácido p-hidroxibenzóico e algum álcool – como o metanol.

Os compostos dessa classe são geralmente adicionados à formulações farmacêuticas dos mais variados tipos. A sua adição possui o propósito de evitar o crescimento de fungos e bactérias, tal que atuam como conservantes.placa de petri

Porém, apesar dos benefícios à estabilidade de produtos, os parabenos ainda geram muita controvérsia quanto à sua segurança.

Com isso em mente, elencamos algumas informações para te ajudar a conhecer melhor esta classe de substâncias.

1.Como atuam?

A literatura científica disponível sugere que os parabenos apresentam dois principais mecanismos de ação.

Em primeiro lugar, está a ação direta sobre a membrana celular de micro-organismos. Dessa forma, prejudica o transporte de moléculas, íons, entre outros.

Em segundo lugar, está a inibição da síntese de material genético e enzimas, em especial em bactérias.mecanismo

Como resultado, estes mecanismos de ação inibem o crescimento e proliferação de bactérias e fungos em produtos susceptíveis, até um ponto e por um período limite.

2.Quando são empregados?

De maneira geral, os conservantes são adicionados à formulação de produtos considerados susceptíveis.

Vários fatores podem contribuir para a susceptibilidade de formulações. Por exemplo, o alto teor de água e a exposição a temperaturas inadequadas durante o armazenamento.

Portanto, a adição de parabenos pode resultar tanto de uma necessidade intrínseca da formulação (ex.: alto teor de água), como de uma tentativa de prevenção para o período de armazenamento.

Vale ressaltar, ainda, que alguns tipos de produtos não necessitam da adição de conservantes para atingir a estabilidade. Por exemplo, os produtos em barra e/ou preparações com elevado teor alcóolico, conhecidas como elixires.O que são parabenos e qual sua função?

3.O que se sabe sobre a segurança destes compostos?

Além da falta de alinhamento com as técnicas de cuidado capilar no e low-poo, um outro ponto que tem desfavorecido os produtos contendo parabenos são as controvérsias acerca de sua segurança.

Nesse sentido, alguns estudos ressaltam a capacidade dos parabenos de mimetizarem o estrogênio e consequentemente atuarem como desreguladores endócrinos. Isto é, entende-se que estes conservantes podem alterar o funcionamento do sistema endócrino, de modo a trazer complicações ao indivíduo exposto e potencialmente seus futuros filhos.O que são parabenos e qual sua função?

Entretanto, é importante ressaltar que a literatura científica disponível afirma que a atividade estrogênica dos parabenos é baixa – ou seja, a probabilidade de que realmente causem alterações mediante uso consciente é reduzida.

Ademais, estudos também demonstram que os parabenos podem atuar como alérgenos, e causar irritações na pele e mucosas.

4.Como identificá-los em produtos?

Facilmente, para identificar a presença de parabenos, basta se atentar ao detalhamento da composição presente no rótulo dos produtos. Procure pelos seguintes termos:

  • Parabeno(s) ou paraben(s).
  • Demais termos prefixados, com final “parabeno” ou “paraben” – como metilparabeno ou methylparaben.

A principio, caso não se encontrem os termos listados, o produto é considerado paraben-free. Entretanto, tome cuidado! Muitas empresas adicionam o selo paraben-free em seus rótulos, mas continuam utilizando estes compostos em suas formulações.

Por isso, é sempre melhor confiar na lista de composição.O que são parabenos e qual sua função?

E então, gostou de saber mais sobre os parabenos? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    1. HARVEY, P. Parabens, oestrogenicity, underarm cosmetics and breast cancer: a perspective on a hypothesis.
    2. Parabenos: O que são? Fazem mal? – Com referências científicas.
    3. RAVELLI, F. O que são parabenos? Dermatologista explica quais são os malefícios destas substâncias para o organismo.
    4. The Cosmetic Chemist.

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário