O que são estrias?
Estrias são lesões lineares na pele causadas pelo rompimento de suas fibras de colágeno e de elastina. Apesar de ser comum e não causar nenhum tipo de problema médico, essas são objeto de preocupação estética das pessoas.
Nesse sentido, essas são mais frequentes em homens do que em mulheres, as estrias podem aparecer em diversas partes do corpo. No geral, elas costumam aparecer nas costas, coxas, abdômen e nádegas.
Como surgem as estrias?
Normalmente, a pele possui boa flexibilidade. No entanto, quando ela é distendida em excesso, há o rompimento das fibras de colágeno e de elastina, responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. Assim, surgem pequenas marcas, conhecidas como estrias.
Portanto, dentre as situações mais comuns de aparecimento dessas marcas, estão a gravidez, obesidade, exercícios físicos intensos, crescimento rápido do corpo durante a puberdade, entre outros.
Mas afinal, existe tratamento para essas marcas? A resposta é sim! Pensando nisso, separamos 3 produtos que podem te ajudar a amenizar essas marcas e a melhorar o aspecto da pele.
Óleo de Rosa Mosqueta
Primeiramente, sendo rico em vitaminas e ácidos graxos, o óleo de rosa mosqueta é um grande aliado nesse tratamento. Ainda, por conter vitamina C, ele promove o clareamento de estrias escuras e estimula a síntese de colágeno. Com isso, há um aumento da elasticidade da pele.
Além disso, o óleo de rosa mosqueta é rico em vitamina E, que promove uma hidratação profunda da pele. Isso aumenta a flexibilidade da pele e estimula a regeneração celular. Como resultado, há uma redução no surgimento de novas marcas.
Extrato de Centella Asiática
Também, o extrato de centella asiática é excelente para tratar essas marcas. Além de propriedades antibacterianas e antioxidantes, ele acelera a produção de colágeno. Desse modo, a pele garante maior elasticidade e firmeza. Consequentemente, há uma redução de estrias, mas também de rugas e de linhas de expressão.
Ainda mais, a grande vantagem de utilizar o extrato de centella asiática é que ela não costuma causar irritações na pele. Assim, ela é muito utilizada na formulação de cosméticos, sendo largamente empregada no tratamento de peles sensíveis.
Óleo de Camomila
A princípio, o óleo de camomila protege contra o ressecamento, que é um dos fatores de surgimento dessas marcas. Além disso, ele é rico em ômega 3, o que melhora a elasticidade da pele. Também destaca-se as propriedades cicatrizantes do óleo de camomila, reduzindo a profundidade das estrias.
Ademais, soma-se a isso o doce aroma da camomila. Portanto, o óleo de camomila é uma ótima opção para esse tratamento e perfumar a pele.
Ficou interessado em produtos para estrias? Já pensou em criar sua própria formulação para isso? Então acesse aqui e saiba mais sobre os nossos serviços na área de Cosméticos!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Equipe Editorial do Tua Saúde. Óleo de rosa mosqueta: para que serve e como usar. Tua Saúde, set. 2020.
- JÚNIOR, Auvani Antunes da Silva et. al. ESTRIAS: FISIOPATOLOGIA, PRINCIPAIS TRATAMENTOS ESTÉTICOS.
- NASCIMENTO, Toni. Cremes para estrias – Os melhores do mercado e como atuam na cicatriz. Área de mulher.
- O que são estrias e como tratá-las? . Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro.
- PINHEIRO, Marcele. Tratamento para tirar estrias. Tua Saúde, nov. 2020.
- PINHEIRO, Pedro. ESTRIAS – CAUSA, PREVENÇÃO E TRATAMENTO. MD. Saúde.
- VIANA, Aleksana. 10 melhores cremes para estrias. Tua Saúde, set. 2020.