Com certeza você já ouviu falar na arnica ou até mesmo já usou algum produto fitoterápico que continha esta planta. Chamada cientificamente de Arnica montana, é usada há séculos para o tratamento de diversas doenças por ser uma planta com grande atividade medicinal. Mas você sabe quais são as propriedades dela e para o quê ela pode ser usada?
Descubra logo abaixo 5 propriedades da Arnica!
1. Atividade anti-inflamatória
A atividade anti-inflamatório possui capacidade de impedir ou amenizar os sintomas da inflamação, como a dor, calor e a coloração avermelhada.
Em diversos estudos, a Arnica montana apresentou um ótimo desempenho como agente anti-inflamatório devido aos mecanismos moleculares das substâncias que nela estão contidas, como lactonas sesquiterpênicas, que diferem de outras drogas convencionais usadas para fins similares como o ácido acetilsalicílico, além de ser um produto fitoterápico, oferecendo assim menores efeitos colaterais.
A medida que a Arnica é aplicada na pele, essas substâncias auxiliam a diminuir significativamente a inflamação, além de apresentarem também resultados consideráveis no auxílio da cicatrização.
2. Atividade hepatoprotetora
Essa planta pode proteger os hepatócitos (células do fígado) de agentes tóxicos. Foi comprovado que alguns compostos fenólicos presentes nesta planta podem ser usados para reviver a função de produção de bile pelo fígado, além de auxiliar na remoção do colesterol em excesso neste órgão, ajudando a promover a sua saúde quando lesionado.
3. Efeito antioxidante
Os antioxidantes são substâncias capazes de agir neutralizando moléculas instáveis e muito reativas, chamadas de radicais livres, sintetizadas pelo nosso próprio organismo durante a produção de energia e que podem causar algum dano para as células sadias do corpo.
O extrato desta planta apresenta um elevado potencial antioxidante devido a presença de flavonoides e outros compostos fenólicos que combatem o processo de formação de novos radicais livres, neutralizando-os.
4. Atividade imunoestimulante
Este fitoterápico é a capaz de modificar a resposta imune do organismo, a fim de não somente restaurar a imunidade normal do organismo, mas também estimular o sistema imunológico dos indivíduos, tornando-os mais preparados para combater suscetíveis invasões microbianas.
Na arnica, a presença de alguns polissacarídeos em suas flores apresentam essa capacidade imunoestimulante, fazendo com que se eleve a quantidade de macrófagos e sua fagocitose, contribuindo para um aumento da imunidade.
5. Atividade inseticida
Além dos benefícios já apresentados à saúde humana, a arnica também pode ser utilizada no agronegócio, sendo uma alternativa mais sustentável de combate às pragas de determinadas plantações.
Esta planta apresenta substâncias chamadas monoterpenóides, que mostraram ser efetivas também no combate de insetos, como os besouros castanhos que atacam plantações de sojas.
A arnica é uma planta com muitos benefícios ao ser humano que podem ser muito explorados, indo desde propriedades anti-inflamatória até atividade inseticida, podendo assim ser explorada em diversas áreas.
Ficou curioso como utilizar ela no seu produto e alavancar seu negócio? A Farma Júnior pode te ajudar! Entre em contato conosco e descubra como utilizar fitoterápicos, como a arnica, a seu favor!