Na última década, a preocupação cada vez maior com a qualidade de vida gerou uma busca por cosméticos naturais que não utilizassem produtos agressivos ao meio ambiente e à saúde. Assim, a mais nova moda entre mulheres no mundo inteiro é a técnica low poo de lavagem de cabelos. Mas o que é o low poo? Para saber mais sobre confira o conteúdo a seguir!
O que é low poo
A técnica low poo tem como objetivo diminuir ou eliminar o uso de compostos nocivos como sulfatos e petrolatos usando shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes que não contenham esses componentes em suas formulações. O motivo é simples: esses compostos geram um ciclo vicioso que acaba prejudicando a saúde do cabelo.
Os sulfatos são usados para limpar profundamente os fios, tirando até mesmo a oleosidade natural que mantém o cabelo forte e hidratado. Essa retirada danifica os fios, porém o ressecamento não é percebido por conta do uso dos derivados de petróleo, que formam uma “capa” nos fios, deixando-os brilhantes, mas não hidratados. Assim, os shampoos tradicionais acabam apenas mascarando os danos aos cabelos.
Mas, se as formulações tradicionais são tão prejudiciais, quais são as vantagens de se tornar adepto à técnica low poo?
1. Serve para todos os tipos de cabelo.
Apesar da técnica ser recomendada a pessoas com cabelo cacheado, que normalmente sofrem mais com ressecamento e frizz, o low poo pode ser utilizado por todos. Para as cacheadas, ajuda a definir os fios. Para as demais, controla a oleosidade e fortalece a raiz.
2. Desbota menos cabelos coloridos
Como depende de uma quantidade menor de lavagens e não utiliza agentes agressivos aos fios, a técnica é ideal para quem quer manter os cabelos tingidos por mais tempo, evitando o retoque constante.
3. Mais saudável para o meio ambiente e para a sua saúde.
Ao contrário da crença popular, a espuma formada pelos shampoos e condicionadores tradicionais não significa limpeza. Pelo contrário: quanto menos espuma, melhor. Isso porque os cosméticos tradicionais utilizam componentes químicos como tensoativos, que conferem a textura característica dos shampoos e, se forem despejados em um rio, formam uma espuma branca sobre a superfície.
Os petrolatos, por serem insolúveis em água, se depositam em sua superfície e inibem a entrada de luz, inviabilizando a realização da fotossíntese. Isso reduz o nível de oxigênio disponível e pode causar a morte de espécies do ecossistema em questão.
Além disso, existe também o prejuízo para a saúde humana: os componentes tradicionais que retiram toda a oleosidade capilar podem causar irritação e dermatites em couros cabeludos sensíveis. Da mesma forma, parabenos, quando absorvidos pelo organismo são confundidos com o hormônio estrogênio, podendo desregular o sistema endócrino.
Assim, pode-se perceber que shampoos low poo trazem grandes benefícios para o meio ambiente e para o ser humano. Conhecer essa grande tendência do mercado é essencial para alavancar seu negócio no ramo de cosméticos naturais!
Ficou interessado em como trazer uma formulação mais natural para o seu cosmético? A Farma Júnior pode ajudar! Conheça nossos serviços na área de cosméticos ou entre em contato conosco!