O que é a vitamina D e como ela é obtida ?
A vitamina D é um pró-hormônio de forte atuação na regulação do metabolismo ósseo. Ela é obtida principalmente por meio da exposição aos raios ultravioleta do tipo B (UVB), mas também pode ser adquirida através da alimentação.
Alguns alimentos que são fonte de vitamina D são: peixes com alto teor de gordura (salmão, sardinha, atum e outros), gema de ovo, óleo de peixe e leite. No entanto, eles representam apenas 10% da quantidade total dessa vitamina, os outros 90% provém da síntese cutânea estimulada pela luz solar. Por isso, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma exposição diária ao sol de cerca de 5 a 10 minutos é essencial. <ref>Fiocruz. Conheça os benefícios da Vitamina D</ref>
Um problema de saúde pública global relacionado a falta de vitamina D é a hipovitaminose D. Segundo estudos feitos em 2005, concentrações abaixo de 50 ng/ml correspondem a deficiência dessa vitamina. As pessoas que se enquadram no grupo de risco para essa doença são idosos, crianças, gestantes e obesos, que devem ter um acompanhamento médico constante e avaliar se há necessidade de tomar suplementos.
Então, agora que você já conhece um pouco sobre essa vitamina, suas fontes e fatores de risco, que tal se aprofundar mais em seus benefícios à saúde?
Quais são os seus benefícios para a saúde ?
A vitamina D tem um papel fundamental na manutenção das concentrações de cálcio a níveis adequados, regulando, portanto, o metabolismo ósseo. Sendo assim, ela coordena a absorção renal de cálcio, processo essencial para a preservação da saúde óssea.
A carência dessa vitamina aumenta o risco de fraturas, principalmente em idosos, devido à desmineralização óssea provocada pela falta de cálcio. Ademais, a fraqueza muscular proximal, que ocorre devido a danos nos mecanismos de contração e relaxamento muscular, é um dos sinais clínicos da hipovitaminose D. <ref>SÔNIA GRÜDTNER, VERA. Aspectos da absorção no metabolismo do cálcio e vitamina D</ref>
Além disso, alguns estudos recentes mostram uma relação entre a vitamina D e o sistema imunológico: a falta dessa vitamina é um dos fatores que pode desencadear doenças como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, lúpus, esclerose múltipla e outras doenças autoimunes. <ref>SCHUCH, NATIELEN JACQUES. Vitamina D e Doenças Endocrinometabólicas</ref>
No caso da diabetes mellitus tipo 2, estudos relataram que a deficiência dessa vitamina altera a síntese da insulina. Contudo, estudos que comprovem a eficácia da regulação de sua concentração na prevenção e no tratamento dessas doenças ainda são escassos.
Gostou de aprender sobre algumas propriedades dessa vitamina e a sua relação com certas doenças conhecidas? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse e nos siga nas redes sociais!