O grão-de-bico, também conhecido como gravanço, é um vegetal leguminoso muito presente na região do Mediterrâneo e na Índia. Além de ser uma excelente fonte de carboidratos e de proteínas, é rico em minerais como o Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo e Manganês.
Em primeiro lugar, a inclusão do grão-de-bico na alimentação é incrivelmente fácil e de extrema importância pois é um alimento que pode ser utilizado em uma variedade de pratos como saladas, sopas e sanduíches. Por pertencer à família das leguminosas ele substitui facilmente o feijão, lentilhas, ervilhas, soja, entre outros. Ademais, como ele é rico em proteínas, é um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.
Assim, nesses alimentos encontram-se praticamente os mesmos nutrientes, como os minerais, gorduras saudáveis e principalmente proteínas. Porém, um diferencial que o grão-de-bico apresenta em relação as outras leguminosas é o seu baixo teor de substâncias antinutricionais. Além do mais, esse alimento apresenta uma melhor disponibilidade de ferro.
Como exemplo, essa leguminosa pode oferecer uma variedade de benefícios para a nossa saúde. Dessa maneira, citamos abaixo algumas delas:
1. Diminuição do apetite
Nesse sentido, a proteína e a fibra presentes no grão-de-bico ajudam a retardar a digestão e reduzem o consumo de calorias ao longo do dia, o que pode auxiliar a controlar o apetite nas refeições seguintes. Com isso, um estudo feito pela Universidade da Tasmânia, na Austrália, mostrou que os voluntários que ingeriram 100 g de grão-de-bico por três meses notaram mais saciedade em comparação ao grupo que não consumiu grão-de-bico.
2. Ajuda a manter a saúde dos músculos
Além da diminuição do apetite, o grão-de-bico é uma excelente opção para quem não consome proteínas de origem animal, pois possui grande parte dos aminoácidos essenciais para o organismo. Dessa maneira, o consumo dessas leguminosas ajuda a prevenir o ganho excessivo de peso.
3. Como o grão-de-bico pode melhorar o humor
Ainda mais, o grão-de-bico também possui triptofano, que é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, dando a sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Também é presente o Magnésio, que reduz a ansiedade e o estresse.
4. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Além de ser fonte de fibras e proteínas, o grão-de-bico é um alimento com um baixo índice glicêmico, e o seu consumo retarda a absorção de carboidratos. A partir disso, o consumo dessas leguminosas pode impedir picos de açúcar no sangue mantendo assim o nível saudável em pessoas com diabetes tipo 2. Dessa forma, o consumo dessa leguminosa é associado a diminuição do risco reduzido de várias doenças, como diabetes e doenças cardíacas, pois são frequentemente atribuídos a seus efeitos redutores de açúcar no sangue.
5. Consumir grão-de-bico ajuda a diminuir o risco de câncer
Ademais, a ingestão dessa leguminosa ajuda a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, como o de cólon. Isso é possível pois essa leguminosa promove a produção de um ácido graxo (butirato) que reduz inflamações no intestino. Também é fonte de saponinas, que são compostos de plantas que ajudam a prevenir o desenvolvimento e crescimento tumoral.
6. Fortalece os ossos
A vitamina K, cálcio e o fósforo presentes na leguminosa fortalecem os ossos evitando fraturas. Portanto, a ingestão dessas leguminosas pode prevenir a osteoporose.
Agora que você já conhece a importância e os benefícios do grão-de-bico, continue acompanhando nosso blog para saber mais informações a respeito dos nossos serviços em alimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- FERREIRA, Andréa Cristina Penati; BRAZACA, Solange Guidolin Canniatti; ARTHUR, Valter. ALTERAÇÕES QUÍMICAS E NUTRICIONAIS DO GRÃO-DE-BICO (Cicer arietinum L.) CRU IRRADIADO E SUBMETIDO À COCÇÃO. Grão de bico, [s. l.], 2006
- LEGNAIOLI, Stella. BENEFÍCIOS DO GRÃO DE BICO COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE. eCycle-sua pegada mais leve