Os testes de estabilidade tem grande relevância na garantia da qualidade e segurança dos produtos e envolvem avaliações do tipo organoléptica, físico-química e microbiológica.
Primeiramente, antes de serem disponibilizados ao consumo os Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes precisam passar pelos testes de estabilidade, para que se possa garantir qualidade e segurança aos mesmos. Além disso, nesses estudos ocorrem a investigação da manutenção das características do produto durante o seu prazo de validade, sua eficácia e sua aceitabilidade no mercado.
Desse modo, os estudos de estabilidade são requisitos da Anvisa e são responsabilidade da empresa detentora destes produtos. Ou seja, caso haja problemas com as estabilidades desses, a empresa pode sofrer com uma infração sanitária.
Segundo, o Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos da Anvisa:
“O estudo da estabilidade de produtos cosméticos fornece informações que indicam o grau de estabilidade relativa de um produto nas variadas condições a que possa estar sujeito desde sua fabricação até o término de sua validade.”
Além disso, esses testes deverão ocorrer durante: o desenvolvimento de novas formulações, quando ocorrer mudanças no processo de fabricação, houver mudanças nas matérias-primas do produto, ocorrer mudança no material de acondicionamento que entra em contato com o produto ou para validar um novo processo produtivo. <ref> Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos – Anvisa – Caderno Anvisa cosméticos,vol.1.Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cosmeticos.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2021.</ref>
Logo, nos testes de estabilidade é investigado a manutenção das características do produto durante o seu prazo de validade.
Fatores analisados nos testes de estabilidade
- Organolépticos
Alguns dos aspectos sensoriais analisados são: odor, cor, aspecto, sabor e tato. Dessa forma, consegue-se garantir a maior aceitação pelo consumidor.
- Físico-químicos
Nem sempre os problemas de formulação são perceptíveis visualmente, assim, nesse teste se analisa: valor de pH, materiais voláteis, teor de água, viscosidade, tamanho de partícula, centrifugação, densidade, granulometria, condutividade elétrica e umidade.
- Microbiológicos
Por fim, nessa avaliação verifica-se a eficácia do conservante utilizado a partir do Challenge Test e da contagem microbiana.
Ademais, o serviço que envolve os estudos da estabilidade de cosméticos contribui para: orientar o desenvolvimento de formulações e acondicionamento adequado de materiais, aperfeiçoar formulações, estimar o prazo de validade e auxiliar no monitoramento das três estabilidades. Assim, se produz informações sobre a confiabilidade e segurança dos produtos. <ref> Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos – Anvisa – Caderno Anvisa cosméticos,vol.1.Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cosmeticos.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2021.</ref>
Portanto, realizar o teste de estabilidade dos seus produtos é de extrema importância, pois assim, se garante a qualidade, segurança e eficácia dos mesmos. Além do mais, não se coloca em risco a saúde do consumidor e permite o registro do seu produto na ANVISA, favorecendo-o na hora de vendê-lo.
Gostou de saber a importância e os procedimentos dos testes de estabilidade? Para mais informações sobre esse nosso serviço, converse com a gente e faça nossa consulta diagnóstica gratuita!