Certamente, nos dias atuais, ter uma boa noite de sono vem sendo cada vez menos comum. Como resultado, muitos indivíduos começam a perceber uma aparição de uma mancha escura e pouco elástica na região de baixo dos olhos, ou seja, as “olheiras”.
Visto isso, esse quadro conhecido como hipercromia periorbital traz muitos malefícios, principalmente estéticos, para as pessoas.
Entretanto, você sabia que não é só uma má noite de sono que pode causá-lo?
Causas
Primeiramente, existem vários tipos de “olheiras”, essas podem ser classificadas de acordo de acordo com o seu agente causador, sendo os principais<ref>RAVELLI, Flávia; SANDIN, Juliana; Dias Pacheco Sakai, Fernanda; Lisboa de Macedo, Ana Carolina;Chehin Curi, Viviane; Adura Pepe, Thais. Preenchimento profundo do sulco lacrimal com ácido hialurônico.Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 3, núm. 4, 2011, pp. 345-347. Acesso em: Outubro de 2021.</ref>:
Exposição Solar
Com contato frequente com raios solares, é possível que haja uma maior produção e depósito de melanina (pigmento que da cor a pele) e também o estímulo dos vasos sanguíneos na região. Em outras palavras, tais fatores promovem um escurecimento da pele local, e portanto, geram as “olheiras”.
Fatores genéticos
A princípio, em alguns indivíduos, os seus genes podem provocar uma deposição de melanina mais acentuada em algumas regiões do corpo, e portanto, deixando-as mais escuras que o normal.
Assim, caso esse quadro apareça na região dos olhos, ele pode vir, consequentemente, a acarretar o aparecimento das “olheiras”.
Pouco sono
Em síntese, quando uma pessoa fica muito tempo acordada, os vasos sanguíneos da região dos olhos tendem a dilatar para fornecer uma maior quantidade de oxigênio e nutrientes para as células musculares da região.
Assim, eles acabam ficando mais salientes, e aliado a uma pele extremamente fina, resulta em uma região mais escura e portanto, no surgimento das “olheiras”. <ref>Alcântara Oliveira, Glauber; Raimundo Paiva, Andres. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, vol. 3, núm. 18, 2016, pp. 133-139. Acesso em: Outubro de 2021.</ref>
Dessa forma, agora que apresentamos algumas causas, vamos falar do seu tratamento?
Tratamento
Ao mesmo tempo que, há diversas formas de se tratar as “olheiras”, essas podem ser classificados em procedimentos sofisticados e precisos até técnicas mais simples e acessíveis.
Ácido Hialurônico
Em primeiro lugar, o ácido hialurônico pode trazer diversos benefícios, principalmente na forma de cosméticos. Por exemplo, o fato de preencher a zona escurecida, promove uma maior hidratação local que fará com que a mancha fique menor. <ref>Cymrot Cymbalista, Natalia; Garcia, Renato; Bechara, Samir Jacob. Classificação etiopatogênica de olheiras e preenchimento com ácido hialurônico: descrição de uma nova técnica utilizando cânula. Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 4, núm. 4, 2012, pp. 315-321. Acesso em: Outubro de 2021.</ref>
Em segundo lugar, além de ser um aliado no preenchimento facial, pode agir na forma de uso tópico, sendo esse processo um pouco mais demorado mas, mais fácil e acessível.
Vitamina C
Primeiramente, a vitamina C também promove inúmeros benefícios para o nosso corpo. Por exemplo, o de reduzir a produção de melanina em excesso por inibir a transformação do seu precursor. Dessa maneira, resulta em um menor escurecimento da região dos olhos.
Ademais, pode-se adquirir a vitamina na alimentação através do consumo de frutas cítricas, assim como no uso de cosméticos que a tenham em sua composição! <ref>Alcântara Oliveira, Glauber; Raimundo Paiva, Andres. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, vol. 3, núm. 18, 2016, pp. 133-139. Acesso em: Outubro de 2021.</ref>
Por fim, ficou curioso para saber como adicionar esses compostos na sua formulação de cosmético? Então, clique aqui para saber sobre os nossos serviços para cosmético!