Como foi possível ver na última postagem sobre a importância da Tabela e Rotulagem Nutricional para os alimentos, hoje vamos explicar o responsável por tudo isso, a Análise Centesimal! Ela é feita para identificar e quantificar as propriedades nutricionais de um produto e é de grande importância, uma vez que garante a segurança do consumidor e fornece a ele informações precisas sobre a mercadoria.
A partir da Análise Centesimal é possível averiguar a quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos presentes em um alimento e, dessa forma, compor o conteúdo da tabela nutricional de forma mais assertiva.
Mas, afinal, qual é a sua principal importância?
Além da elaboração de tabelas e rotulagem, o serviço existe para que as pessoas saibam exatamente o que contém no alimento que elas pretendem consumir, além de ser outro modo de determinar informações nutricionais de produtos caseiros, artesanais, incomuns ou exóticos.
Isso é fundamental para os profissionais do ramo alimentar que conseguem estabelecer dietas e metas nutricionais mais adequadas para cada um de seus clientes, promovendo uma melhor qualidade de vida, tornando-a muito mais saudável.
Dessa forma, podemos listar uma série de resultados trazidos pela Análise Centesimal que podem agregar muito ao seu negócio:
1. Tempo de validade
O tempo de validade de um produto está relacionado à quantidade de água que ele possui, assim como características físico-químicas associadas a seus nutrientes. Sendo assim, com o auxílio de várias etapas da Análise Centesimal é possível entender porque um certo alimento está estragando mais cedo do que deveria.
2. Diferencial para os produtos
É importante saber exatamente o que está contido nos produtos, principalmente nos artesanais, como a quantidade exata de minerais e de proteínas, sendo que esse conhecimento pode ser usado como diferencial na hora da comercialização dos mesmos.
Um exemplo disso é que ao indicar que o seu produto possui um nutriente exclusivo, diferente da concorrência, é possível agregar valor ao seu alimento e consequentemente um diferencial ao mesmo!
3. Direcionar seu produto para um público específico
Como já foi dito anteriormente, é possível quantificar os componentes do produto, assim, pode-se saber quais nutrientes estão em maior quantidade a fim de estabelecer qual público alvo melhor se encaixa ao seu produto.
Por exemplo, se o seu alimento for rico em proteínas é possível criar uma campanha publicitária voltada ao público fitness!
4. Descobrir como melhorar seu produto
A análise centesimal proporciona um mapeamento do produto, com o qual é possível analisar quais nutrientes poderiam ser incluídos a fim de aprimorar seu alimento.
Um exemplo disso é a adição de vitamina C que além de aumentar o valor nutricional do alimento também atua como conservante natural.
E como a Análise Centesimal é feita?
Os alimentos podem ser divididos em 6 frações e a Análise Centesimal é feita a partir da análise laboratorial desses mesmos segmentos:
- Teor de Umidade (água) da amostra
- Teor de Minerais
- Lipídeos na Amostra
- Proteínas
- Fibras
- Carboidratos
É com base na Análise Centesimal que é possível conhecer diversos aspectos dos alimentos. Com os procedimentos acima, é possível compreender quais fatores influenciam sobre diversos parâmetros, como textura e tempo de validade e, por consequência, usar os recursos obtidos ao seu favor, gerando segurança para o consumidor e podendo alterar seu alimento de forma a aprimorar suas propriedades.
Ficou interessado em conhecer melhor seu produto? Entre em contato com a Farma Júnior para receber um orçamento de Análise Centesimal!