O ácido mandélico é um produto muito utilizado na indústria de cosméticos para combater rugas e linhas de expressão.
O ácido mandélico é um alfa hidroxiácido (AHA), isso é, um ácido carboxílico obtido através de amêndoas amargas, indicado principalmente para aqueles que possuem pele sensível e oleosa. <ref>CASTRO, C. Tudo sobre o ácido Mandélico – Nutrição e Beleza. Disponível em: <https://nutricaoebeleza.com.br/acido-mandelico/>. Acesso em: 11 ago. 2021.</ref>
Como ele atua?
Esse é um dos AHA’s mais utilizados atualmente, pois o seu alto peso molecular faz com que a absorção pela pele seja mais lenta, o que fornece uma absorção menos agressiva e mais leve.
Além disso, o ácido mandélico atua como um peeling químico e, portanto, promove a renovação das células e a limpeza dos poros, remove camadas de detritos presentes na pele e evita a hiperpigmentação.
Nesse ínterim, comercializa-se o ácido mandélico nas formas de creme, óleo e sérum em concentrações entre 1 e 10%, sendo associado a substâncias como Aloe vera e rosa de mosqueta.
Como usar?
Sobretudo, devido a sua absorção lenta, o ácido mandélico possui poucas contraindicações e pode ser usado por quase todo mundo. Desse modo, funciona muito bem como alternativa a outros alfa hidroxiácidos que comumente causam irritação, como o ácido glicólico por exemplo. <ref>Ácido Mandélico: conheça os benefícios e como utilizar em protocolos de renovação e clareamento – Blog Adcos Profissional. Disponível em: <https://www.adcosprofissional.com.br/blog/acido-mandelico-beneficios/>. Acesso em: 10 ago. 2021.</ref>
Outrossim, é aconselhável a aplicação no rosto e pescoço durante a noite, pois a luz do Sol pode causar mudança no comportamento do produto.
Além disso, é importante ressaltar que antes de utilizar o ácido mandélico na rotina de skincare, deve-se consultar um dermatologista para validar o tratamento.
Benefícios
Acima de tudo, o ácido mandélico possui propriedades que eliminam fungos e bactérias, hidratam, clareia a pele. Portanto, ele é indicado para:
- Hidratação da pele
- Clareamento de manchas escuras, causando a uniformização do tom de pele
- Combater cravos e espinhas
- Combater as rugas e linhas de expressão
- Renovação celular
Ademais, esse cosmético apresenta resultado muito rápidos, em poucos dias a rotatividade das células inicia e os resultados são ainda mais evidentes quando associa-se um protetor solar ao tratamento.
Cuidados com o uso
É contraindicado usar ácido mandélico durante o dia e por um tempo muito prolongado, pois assim pode haver o efeito oposto do desejado com o surgimento de manchas no rosto.
Para além disso, não é indicado o uso do ácido nas seguintes condições: <ref>PINHEIRO, M. Ácido Mandélico: para que serve e como usar. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/acido-mandelico/>. Acesso em: 11 ago. 2021.</ref>
- Gestantes
- Ferida na pele
- Herpes
- Após realizar depilação com cera
- Caso o indivíduo tenha sensibilidade ao toque com o ácido.
Portanto, devido as propriedades do ácido mandélico, ele é uma excelente opção para pessoas com peles sensíveis e oleosas realizarem procedimentos de skincare de forma eficaz e segura.
Entretanto, antes de realizar qualquer tratamento, consulte um dermatologista.
Gostou do nosso conteúdo? Para ter acesso a mais conteúdos como esse acesse nosso blog e nos siga nas redes sociais!