O delineador é um cosmético muito utilizado por diversas pessoas ao redor do mundo diariamente. Agora, você já parou para pensar qual a origem do uso desse produto tão popular?
Antigo Egito
Primeiramente, o delineador iniciou o seu uso no Egito, com um pó chamado kohl, que tem em sua composição o chumbo, material, atualmente, não muito utilizado na produção de cosméticos em altas concentrações por ser um metal pesado e tóxico. Acredita-se que a finalidade da pintura nos olhos era principalmente para a proteção contra o sol e a poeira, e também, sob um ponto de vista místico, a proteção dos deuses Horus e Ra contra infecções.
Por isso, era comum o uso delineado por homens e mulheres de diferentes classes sociais, e acabou caindo em desuso na época do Egito romano.
Anos 20, moda e cinema
Com novas descoberta no ramo da história, o delineador voltou ao costume social na década de 1920, porém dessa vez com um propósito diferente. Seu uso agora era voltado principalmente para as mulheres, como um elemento estético. Indústrias de cosméticos ao redor do mundo passaram a lançar produtos que cumpriam a função do kohl, mas com novas formulações, texturas e aspectos.
Em seguida também se popularizaram os olhos “gatinho”, que trouxeram uma estética feminina e libertadora. Esse tipo de maquiagem esteve presente entre artistas da época, sendo visto no cinema, na moda e no meio da música em celebridades como Marilyn Monroe.
Atualmente…
Por fim, hoje em dia a população tem uma visão bem diferente desse produto, que é não só estética, como também artística. Por isso, o delineador passou a ser utilizado nas mais diversas cores e formatos, tornando- se uma forma de expressão entre homens e mulheres.
Gostou desse conteúdo? Confira a categoria de cosméticos do nosso blog e nos siga nas redes sociais para mais curiosidades como esta!
Referências bibliográficas
1.Jamille, Márcia “Passado e presente: Tubo para guardar Kohl”
2. Julião, André “O Segredo Da Maquiagem Do Egito”
3. Castro, Eliana “HISTÓRIA DESSE PRODUTO QUE TEM TUDO A VER COM O FARAÓ TUTANKHAMON”
4. Blog Zattini “A evolução da maquiagem: do Egito Antigo aos tempos atuais”
5 Oliveira, Cristyele “Chumbo em cosméticos – Riscos para a saúde e como identificar o metal”
Um comentário
Oiii tudo bem ? Espero que sim !
Adorei seu artigo muito bom mesmo;
Sucesso 🙂