Qual a importância da prototipagem de cosméticos para o seu negócio?

Sumário

Atualmente, um setor que vem se expandindo é o setor de cosméticos. É evidente que esse mercado está sendo cada vez mais consolidado e com isso, muitos empresários precisam inovar ao entrar com novos produtos. Entretanto, passar da ideia inicial ao produto final sem um modelo, testado a partir de uma prototipagem, pode não ser uma boa ideia.

Durante todo esse processo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos cosméticos, passa-se por várias fases. Entre elas, como já citado, uma das primeiras é a etapa de criação da formulação, onde são levantadas características que se esperam daquele produto e quais os ativos que devem estar presentes de maneira a suprir as necessidades esperadas.

Após toda essa etapa, porém, a formulação não é garante que o produto saia exatamente como o esperado. Afinal, nem tudo fica igual na teoria e na prática e, nesse contexto, entra a importância da realização da etapa de prototipagem.

O que é a prototipagem?

A prototipagem é a produção de uma primeira amostra de um determinado produto, em pequena escala, justamente para atender todos os interesses iniciais. Assim, pode-se realizar diversos tipos de teste, sejam eles de estabilidade, eficácia, funcionalidade e viabilidade, entre outros. Por meio desses testes e do próprio protótipo se torna muito mais fácil localizar possíveis falhas na formulação, contribuindo para que o produto cumpra as expectativas, sejam elas da empresa ou dos consumidores finais.

Os benefícios em realizar uma prototipagem

Dessa maneira, existe uma grande vantagem por trás desses testes realizados após uma prototipagem, pois é possível identificar potenciais melhorias ou possíveis falhas economiza-se tempo e dinheiro. Afinal, se um produto que não foi testado for produzido em larga escala e não atender à ideia inicial, todo o investimento será por água abaixo. Sendo assim, esta fase de desenvolvimento de um cosmético é essencial antes de que um produto vá para o mercado.

Portanto, caso você tenha alguma formulação de produto, seja ele farmacêutico ou cosmético, que necessita de uma prototipagem, não hesite em entrar em contato. Aqui na Farma Júnior, com acesso à toda infraestrutura da USP e auxílio de professores especializados, você pode realizar este tipo de serviço conosco.

Referências

Natura Campus

Prototipagem: como funciona e como pode ajudar o negócio | Na Prática (napratica.org.br)

Expansão do mercado de Perfumes e Cosméticos traz oportunidades – Sebrae

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário