Os suplementos alimentares são produtos de uso indicado para pessoas saudáveis que têm por objetivo geral a complementação da alimentação regular por meio de substâncias bioativas, enzimas ou probióticos. Apesar de possuírem muitos benefícios, vale ressaltar que esses produtos não são medicamentos e portanto não auxiliam no tratamento ou cura de doenças.
Ao longo dos anos, com uma maior parcela da população realizando atividades físicas, inúmeros tipos e marcas de suplementos surgiram no mercado. Pode-se destacar, por exemplo: suplementos de vitaminas dos complexos B,C,D, suplementos de ômega-3, suplementos esportivos como Whey protein e creatina, assim como os multivitamínicos ou polivitamínicos. No entanto, até 2018, não existiam regras específicas para esse mercado. A mudança veio com a aprovação pela ANVISA da RDC 243/2018 que estabeleceu a categoria de suplementos alimentares e os parâmetros sanitários ideais.
Qual o benefício de consumir suplementos alimentares?
O consumo desse tipo de produto é uma forma barata e rápida de suplementação da alimentação. Atletas e praticantes de atividade física fazem uso como uma forma de suprir as necessidades metabólicas do corpo em conjunto com alimentação regular. Além disso, pessoas em tratamentos contra doenças, gestantes e indivíduos com falta de nutrientes também podem fazer uso dos suplementos.
A grande maioria desses suplementos é de venda livre, no entanto, é primordial a busca por um profissional da saúde, como nutricionista e médico, para que este possa orientar o consumo.
Tipos de suplemento e suas vantagens
Ganho de massa muscular
Dentre os inúmeros tipos de suplementos alimentares, há aqueles que auxiliam no ganho de massa muscular em conjunto com a prática de exercício físico. O suplemento irá agir no metabolismo do indivíduo proporcionando os nutrientes necessários.
Vitaminas dos complexos B, C,D
Esses três complexos estão entre os mais utilizados e presentes nos suplementos alimentares. Constituem-se como componentes essenciais para um bom funcionamento do organismo. Para os praticantes de atividades físicas, as vitaminas do complexo B e C são grandes aliadas por conterem enzimas antioxidantes e proporcionarem mais disposição nos exercícios. Ademais, o consumo de ácido fólico (complexo B) pode evitar a má formação fetal em gestantes, e mulheres que estão na menopausa podem fazer uso de vitamina D para diminuir o risco de osteoporose. Assim, os usos são diversos e as formas de comercialização também.
Colágeno, ferro e cálcio
Fora do campo das vitaminas, produtos que contém cálcio, ferro e colágeno também tem bastante adesão entre os consumidores. Sobretudo, o cálcio constitui-se como importante mineral para os ossos, enquanto ferro é importante para as gestantes como uma forma de evitar a anemia. Por fim, o colágeno atua principalmente na pele, mantendo sua elasticidade e resistência.
Interessado nos suplementos alimentares e nos benefícios que eles podem trazer à saúde? A Farma Júnior oferece diversos serviços relacionados à área. Entre em contato com por meio dos nossos canais e venha nos conhecer!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] ANVISA: Suplementos alimentares
[2] HCOR: Suplementos alimentares, para que servem e quando tomar
[3] Veja Saúde: O que são suplementos alimentares, para quem, quando e por quê