Ultimamente, tem se visto muito conteúdo em redes sociais sobre dicas para fortalecer o cabelo, fazer ele crescer mais rápido, ou até recomendações de produtos para melhorar a saúde dos fios. Com isso, o uso de óleos, principalmente óleos vegetais, virou furor entre aqueles que começaram a cuidar mais dos seus cabelos, e agora é uma etapa indispensável em cronogramas capilares. Venha entender o porquê!
Óleos vegetais
Segundo a ANVISA, óleos vegetais são produtos constituídos majoritariamente por ácidos graxos, obtidos de partes de espécies vegetais regulamentadas. Mas o que faz eles serem ótimos aliados na proteção e reconstrução dos fios? Alguns óleos têm a capacidade de criar uma película hidrofóbica na superfície do córtex capilar; isso faz com que haja uma camada fina entre o fio e o meio externo, protegendo o cabelo de agentes agressores como, por exemplo, a exposição ao sol. Além disso, a película permite a retenção de água dentro do fio, combatendo e impedindo o ressecamento do cabelo.
Por último, os óleos possuem benefícios relacionados à aparência do cabelo, já que dão brilho, maciez, e controlam o volume e o frizz deste. Isso acontece devido a que os óleos diminuem o atrito entre os fios, e tornam mais fácil o processo de pentear.
Quais óleos devem ser usados para melhorar a saúde do cabelo?
Podemos encontrar muitos óleos vegetais que podem ser usados para trazer benefício e saúde ao cabelo. Dentre eles, destacam-se alguns óleos como o de semente de uva, óleo de abacate e óleo de coco.
Óleo de semente de uva: Estudos feitos com o óleo extraído das sementes de uvas mostraram que compostos presentes nele favorecem a proliferação in vitro das células do anexo cutâneo que produz o fio de cabelo. Em outras palavras, quando usado corretamente, estimula o crescimento do cabelo.
Óleo de abacate: Este óleo é rico em vitamina E, que demonstrou ser muito bem absorvida por cabelos porosos, e por isso é perfeito para hidratar cabelos ressecados e protegê-los contra quebra de fios. Além disso, é ótimo como agente condicionante, melhorando a textura do cabelo.
Óleo de coco: O óleo de coco mostrou-se excelente para a recuperação de danos externos no córtex capilar causados por atrito, poluição ou até processos químicos. Também é muito útil para evitar a perda de umidade dos fios, mantendo-os hidratados e diminuindo sua porosidade, o que ajuda contra o frizz e surgimento de pontas duplas.
Como usá-los?
Podemos encontrar os óleos mencionados em formulações cosméticas como máscaras para tratamento de hidratação, nutrição e reconstrução capilar, mas também em xampus, condicionadores, leave-in’s, creme finalizadores e outros. Pelas suas vantagens ecológicas, esse tipo de produtos chegaram para revolucionar o mercado e inovar no desenvolvimento de cosméticos.
E você? Já pensou em formular uma linha de produtos capilares à base de óleos vegetais? Então entre em contato para trabalhar conosco!
Referências
[1] https://antigo.anvisa.gov.br/legislacao#/visualizar/446274
[2] LUZ, Gládia Fernanda Silva da. Desenvolvimento de formulações cosméticas com óleos vegetais para cabelos cacheados. 2018. 88f. Monografia (Graduação em Farmácia) Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
[3] ARAÚJO, Lidiane Advíncula de. Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo óleos vegetais para proteção e reparação capilar. 2015. Dissertação (Mestrado em Medicamentos e Cosméticos) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015.