A utilização de suplementação alimentar ou nutricional no Brasil tem se mostrado crescente nos últimos anos, haja vista sua presença em 59% dos lares brasileiros, segundo a Pesquisa de Mercado elaborada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres. No entanto, quando não realizada com acompanhamento de profissionais da saúde, essa suplementação pode trazer malefícios para quem a realiza.
Você sabe o que são Suplementos Alimentares?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), suplementos alimentares ou nutricionais são produtos destinados a pessoas saudáveis para complementar a dieta com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos para complementar a alimentação, sendo os benefícios diretamente relacionados com os componentes presentes em cada formulação.
Tipos de Suplementos Alimentares
Existem alguns tipos de suplementos alimentares que se dividem de acordo com a finalidade para que são desenvolvidos, são eles: hipercalórico, vitamínico, proteico, termogênico, hormonal e antioxidante. Cada um deles é voltado para uma necessidade específica, como, por exemplo, para pessoas que praticam exercícios de alta intensidade, pós-treino, para ganho de massa, as quais devem ser analisadas por profissionais especializados que vão planejar o consumo dessas substâncias, caso necessário, uma vez que uma alimentação equilibrada é primordial para garantir os nutrientes essenciais para o organismo
Conheça os Benefícios e Malefícios do Uso de Suplementos Alimentares
Quando ingeridos com acompanhamento de um profissional especializado, os suplementos alimentares podem trazer diversos benefícios para a saúde do usuário, como suprir demandas nutricionais, auxiliar no equilíbrio do organismo, melhorar desempenho de atletas, contribuir para o ganho de massa muscular, ajudar no tratamento de portadores de doenças de má absorção de nutrientes, entre tantos outros.
No entanto, quando esse complemento é utilizado sem acompanhamento de especialistas, diversos malefícios podem ser acarretados pela ingestão de uma quantidade maior que a indicada, como intoxicação, cálculo renal, sobrecarga de órgãos responsáveis pelo metabolismo, dor de cabeça, reações gastrointestinais e/ou cutâneas e má absorção de nutrientes.
Logo, é imprescindível que o acompanhamento médico seja realizado durante o uso de suplementos alimentares para que tais efeitos negativos não sejam observados durante seu uso.
Como a Farma Júnior pode te ajudar?
Assim, como a utilização de suplementos alimentares tem um crescimento constante no mercado e pode trazer diversos benefícios para aqueles que o usam conscientemente, nós, da Farma Júnior, podemos te auxiliar na formulação de suplementos alimentares que atendam às suas necessidades, com um serviço totalmente personalizado. O desenvolvimento do produto com a equipe da Farma Júnior é realizado a partir de um levantamento cuidadoso e denso de informações obtidas através de plataformas acadêmicas, artigos, monografias e dissertações disponibilizadas pela Universidade de São Paulo.
Caso tenha interesse em desenvolver conosco, entre em contato!
E então, gostou de conhecer mais sobre a suplementação nutricional? Venha conferir mais em nosso blog.
Referências Bibliográficas
[1] PESQUISA ABIAD aponta crescimento de 10% no consumo de suplementos
alimentares no Brasil. ABIAD, 2021. Disponível em:
https://abiad.org.br/pesquisa-de-mercado-suplementos-alimentares/. Acesso em: 21
out. 2024.
[2] SUPLEMENTOS alimenticios ¿Qué son y para qué sirven?. Asociación
Latinoamericana de Autocuidado Responsable (ILAR). Disponível em:
https://www.infoilar.org/es/articulos/suplementos-alimenticios-que-son-y-para-que-sir
ven. Acesso em: 21 out. 2024.
[3] SUPLEMENTOS alimentares. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa,
16 out. 2020. Disponível em:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares#:~:text
=Os%20suplementos%20s%C3%A3o%20destinados%20a,probi%C3%B3ticos%20
em%20complemento%20%C3%A0%20alimenta%C3%A7%C3%A3o. Acesso em:
21 out. 2024.
[4] DEGERING, Ailton. Conheça os principais tipos de suplementos e suas
funções Marjan Farma. Disponível em:
https://marjan.com.br/blog/conheca-os-principais-tipos-de-suplementos-e-suas-funco
es/. Acesso em: 21 out. 2024.
[5] SUPLEMENTOS alimentares: quais são os tipos?.Disponível em:
http://www.cirurgicabezerra.com.br/suplementos-alimentares-quais-sao-os-tipos/.
Acesso em: 21 out. 2024.
[6]LETIERI, Rebeca. Suplementos alimentares: benefícios, efeitos colaterais,
indicações e principais tipos. Rio de Janeiro, 18 set. 2019. Disponível em:
https://ge.globo.com/eu-atleta/noticia/suplementos-alimentares-beneficios-efeitos-ad
versos-indicacoes-e-principais-tipos.ghtml. Acesso em: 21 out. 2024.