Como o próprio nome sugere, doenças assintomáticas são aquelas em que o indivíduo não apresenta sintomas. Também chamadas de doenças silenciosas, elas geralmente se desenvolvem lentamente e possuem um diagnóstico difícil. Assim, quando são descobertas, costumam estar em estágios mais avançados.
No geral, manter uma alimentação equilibrada, praticar esportes e fazer exercícios físicos pode auxiliar na minimização de fatores de risco, tendo em vista que o estilo de vida pode influenciar no desenvolvimento de doenças comuns.
Algumas doenças assintomáticas ocorrem com frequência na população, por isso, listamos 3 das mais comuns, elencando suas características e como evitar seu desenvolvimento. Confira!
Hipertensão arterial
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão que o sangue faz ao passar pelas artérias e vasos sanguíneos.
Um indivíduo é diagnosticado com hipertensão quando sua pressão é constantemente maior ou igual a 14/9 mmHg, e esse aumento prejudica, principalmente, o coração, que pode ficar sem sangue e oxigênio suficiente. Esse quadro leva ao aumento do risco de infarto e acidente vascular cerebral, por exemplo.
Essa doença acomete pessoas de todas as idades e para evitá-la recomenda-se uma dieta equilibrada e sem consumo de sal em excesso. Além disso, evitar cigarros e álcool em conjunto a uma prática de atividade física constante também é uma ótima maneira de prevenção da doença.
Síndrome do ovário policístico
A síndrome do ovário policístico constitui um distúrbio hormonal no qual a mulher apresenta cistos nos ovários, período menstrual irregular e aumento da produção de hormônios masculinos.
A mulher que possui a síndrome pode ter alguns sintomas, como acne e infertilidade. Por serem sintomas comuns e que podem ser associados a outras causas, é muito difícil relacioná-los à SOP. Além disso, é muito comum não ter sintomas, por isso, é importante ter um acompanhamento regular com um ginecologista.
Como principais fatores de prevenção estão a prática de atividades físicas e, principalmente, o check-up dos níveis hormonais, que são o principal indicativo da doença.
Diabetes
A diabetes é caracterizada pela falta de produção de insulina no caso do tipo 1, ou pela ineficiência ou baixa produção desse hormônio, no caso do tipo 2, o que leva ao excesso de açúcar no sangue.
Geralmente, a diabetes do tipo 1 é diagnosticada ainda na infância, por ter uma relação de hereditariedade. Contudo, a diabetes do tipo 2 pode se desenvolver em qualquer período da vida e se manter silenciosa até que atinja uma fase mais grave.
Essa doença pode se desenvolver devido a maus hábitos alimentares, com excesso de consumo de açúcar e maus hábitos de vida no geral, como sedentarismo. Para evitá-la, é recomendado uma dieta equilibrada, com um nível menor de carboidratos, por exemplo. Você pode ver a quantidade de carboidratos e outros nutrientes na tabela nutricional de qualquer alimento.
De modo geral, recomenda-se um check up tanto para prevenção dessas quanto de outras doenças assintomáticas.
Gostou de conhecer um pouco sobre essas doenças assintomáticas? Entre em contato com a gente e conheça nossos serviços de saúde e farmácia!