O ramo alimentício é um dos que mais cresce atualmente. A cada dia que passa, mais pessoas estão entrando nesse mercado e devido a alta concorrência os consumidores acabam tendo mais opções e se tornando mais exigentes. Para suprir essas demandas, surgiu o conceito de Boas Práticas nos serviços de alimentação. Mas, afinal, o que é isso?
Trata-se de um conjunto de práticas de higiene que devem ser obedecidas por pessoas que atuam na área de alimentos, e envolvem desde a escolha e compra de matérias primas e equipamentos para o preparo do alimento até a venda para o consumidor.
Para entender melhor a importância desse serviço, nós da Farma Júnior viemos trazer 5 benefícios de implementar Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, visando aperfeiçoar os métodos de produção e manter seus produtos com alta qualidade.
1.Minimiza perdas e desperdícios na produção
Com as orientações corretas, o produtor aprende sobre todas as etapas do processo, inclusive a importância do controle das condições ambientais de processamento, como a refrigeração, possíveis meios de contaminação de matéria prima e tudo o que possa comprometer a qualidade e segurança do produto final.
Desse modo, as boas práticas ajudam a prevenir a degradação precoce do alimento, tanto por fatores ambientais, quanto por microrganismos.
2. Garante a segurança do consumidor
O exercício das Boas Práticas de Manipulação segue as normas da RDC-Anvisa, garantindo o cumprimento das leis higiênico-sanitárias de todo o processo produtivo dos alimentos e, assim, assegurando ao cliente um produto de qualidade e de acordo com as leis.
3. Atesta maior controle sobre a sua produção
Ao conhecer e uniformizar todas as etapas do processo de acordo com o procedimento de Boas Práticas de Manipulação, é possível otimizar o uso da matéria prima utilizada, aumentando a produtividade e diminuindo os custos de produção.
Sendo assim, você evita desperdícios e pode utilizar o dinheiro economizado para aplicar em outras áreas estratégicas de seu negócio, como matérias primas de melhor qualidade, novos equipamentos, e muito mais!
4. Permite rastreamento do processo
Com toda a padronização existente nos procedimentos de fabricação do produto, caso ocorra algum problema ou erro na produção, é mais fácil resgatar o histórico da produção e definir em que momento o erro ocorreu.
Isso permite que você elabore soluções de forma mais rápida e eficiente, além de facilitar a gestão de conhecimento, uma vez que quando esse erro é encontrado e relatado, caso ele surja novamente, sua identificação e consequente solução é facilitada.
5. Agrega valor a sua mercadoria
Ao passar pela uniformização das boas práticas, os produtos serão mais padronizados e mais homogêneos. Além disso, há garantia de maior qualidade e segurança ao consumidor, o que também cria a oportunidade de aumentar o preço do produto.
Como você pode ver, oferecer um treinamento de boas práticas de manipulação de alimentos aos seus funcionários é um dos melhores jeitos de otimizar os processos dentro de sua cozinha! Além de melhorar a produtividade, você ainda possui maior controle do que está acontecendo, facilitando o gerenciamento dos processos e acaba evitando, também, o desperdício de alimentos.
Ficou interessado nas Boas Práticas de Manipulação de Alimentos? A Farma Júnior pode te ajudar! Entre em contato com a gente e veja o potencial do seu negócio crescer!