O guaraná, fruta típica da América do Sul, caius aos olhos das indústrias no final do século passado. Em 1921, a Antártica criou o famoso refrigerante que perdura até hoje nas mesas e geladeiras do Brasil. Nos tempos atuais, com uma maior quantidade de informações e buscas por saúde, existe uma crescente procura por produtos naturais que incrementem a qualidade de vida sem adições ou modificações da matéria-prima: os fitoterápicos. O guaraná, fora das latinhas de refrigerante, contém propriedades interessantíssimas, que podem contribuir para o bem-estar individual. Confira o conteúdo a seguir!
1. O guaraná aumenta (e muito) os níveis de energia do corpo.
O mais conhecido efeito do guaraná no nosso corpo é o aumento de energia. E não é por menos, afinal a fruta é riquíssima em cafeína. Para efeitos de comparação o pó de guaraná pode chegar a 8% de cafeína de sua massa seca, contra 2,5% do café. Assim, o guaraná é um grande estimulante do sistema nervoso central, melhorando a percepção de capacidade física e mostrando efeitos positivos na concentração e raciocínio
2. O guaraná pode manter a pele mais saudável
A pequena fruta vermelha é um diurético, isto é, faz com que você urine mais e elimine mais toxinas do corpo. Além disso, os antioxidantes do guaraná ajudam a restaurar o tecido conjuntivo, contribuindo para uma pele mais macia e com menos espinhas e cravos.
3. É bom para quem tem diabetes e colesterol
Dentro do estômago uma das fibras do guaraná, a pectina, absorve água e cria uma espécie de gel, que envolve os alimentos e retarda o processo de digestão. Dessa maneira, a glicose entra no sangue gradualmente, evitando picos, o que é uma vantagem para diabéticos. Além disso, alguns estudos demonstram que o guaraná ajuda no controle do colesterol, abaixando os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentando os níveis do HDL (colesterol bom).
Alguns cuidados devem ser tomados, já que a ingestão em excesso do guaraná pode levar à quadros de ansiedade, irritabilidade e tremores, devido à grande quantidade de cafeína presente. Contudo, um correto uso da fruta é benéfico em muitos níveis.
Ficou interessado e quer saber mais sobre a utilização do guaraná? Gostaria de saber como utilizar o guaraná em um fitoterápico? Clique aqui.