Entre as inúmeras áreas em que um farmacêutico pode atuar, a área de alimentos, também chamada de bromatologia (ciência que estuda os alimentos), tem se mostrado um mercado bastante promissor e crescente para os profissionais de farmácia. Logo, porque são os únicos capazes de saber minuciosamente a respeito das interações moleculares nos alimentos e entre estes e os medicamentos. Como também os mecanismos de absorção pelo organismo e o efeito no metabolismo.
A atuação do farmacêutico na área de alimentos é regulamentada através do estabelecimento da Resolução CFF nº 530/10. Que reitera a importância da presença do farmacêutico nas diversas etapas da produção, indo desde a seleção de matérias-primas até a fiscalização e controle/garantia de qualidade.
Com o que o farmacêutico pode trabalhar na área alimentícia?
Dentro da área alimentícia existem alguns setores em que o profissional formado em farmácia pode atuar, dentro do setor industrial principalmente. Por exemplo no desenvolvimento de novas formulações e ingredientes garantindo a segurança e qualidade do produto final, uma vez que, são estudadas suas propriedades químicas e físicas.
O controle e a garantia de qualidade dentro do nicho da bromatologia também se faz presente e é de responsabilidade do farmacêutico. É feita a realização de testes laboratoriais e monitoramento da estabilidade dos alimentos de acordo com os padrões de qualidade dentro das BPF (Boas Práticas de Fabricação), com auditorias internas e externas que garantem que esses padrões sejam cumpridos.
A regulação documental também tem participação do farmacêutico, que deve assegurar a conformidade dos processos de produção e os produtos finais dentro das normas estabelecidas por órgãos reguladores, como a ANVISA.
Por fim, outras duas áreas que não são tão comuns de serem associadas quando se pensa no farmacêutico dentro da indústria alimentícia, são o marketing e a tecnologia de alimentos. Sendo assim, a associação do farmacêutico com o marketing e áreas correlatas a comunicação vem crescendo cada vez mais. Por conseguinte, onde o farmacêutico que trabalha nessa área produz a parte de conteúdos relacionados a promoção de alimentos para o público em geral. Por outro lado, a tecnologia de alimentos se refere ao desenvolvimento de novos métodos de produção e conservação dos alimentos. Desse modo, assegurem maior tempo de validade mantendo sua segurança e qualidade para consumo.
Empresas de alimentos muito conhecidas como AMBEV, Nestlé, Mondelez, entre muitas outras são exemplos de indústrias alimentícias que contam com a participação de farmacêuticos atuando dentro das áreas citadas.
Qual a importância do profissional farmacêutico?
A presença do farmacêutico na indústria alimentícia tem se tornado cada vez mais importante devido à ascensão da preocupação com a qualidade dos alimentos e a necessidade de maior produtividade na indústria. Informações a nível molecular dos alimentos são um dos muitos domínios do farmacêutico durante sua formação. Portanto a sua presença nos processos produtivos e regulatórios da área é essencial.
A Farma Júnior e os alimentos!
A Farma Júnior trabalha com soluções personalizadas e a área de alimentos é uma das áreas que nossos serviços abrange. Incluindo a formulação de alimentos e suplementos alimentares, consultoria em regulação, rotulagem e tabela nutricional através do levantamento bibliográfico de acordo com suas ideias!
O que acha de desenvolver sua linha de produtos alimentícios conosco? Entre em contato clicando aqui!
E então, gostou de saber mais sobre as diferentes texturas? Para saber mais a fundo algumas você pode conferir em nosso blog.
Alice Peixoto é estudante de graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e ingressou como assessora de Vendas na Farma Júnior em 2024.
Referências Bibliográficas
BRANDÃO, A. Alimento, um desafio para o farmacêutico. Disponível em:
https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/123/035a042_alimentos.pdf.
Acesso em: 15 set. 2024.
CRF-SP – Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Disponível em: https://portal.crfsp.org.br/orienta.