Como a Análise Centesimal pode ajudar o meu negócio?

Sumário

Como foi possível ver na última postagem sobre a importância da Tabela e Rotulagem Nutricional para os alimentos, hoje vamos explicar o responsável por tudo isso, a Análise Centesimal! Ela é feita para identificar e quantificar as propriedades nutricionais de um produto e é de grande importância, uma vez que garante a segurança do consumidor e fornece a ele informações precisas sobre a mercadoria.

Como a Análise Centesimal pode ajudar o meu negócio?

A partir da Análise Centesimal é possível averiguar a quantidade de nutrientes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos presentes em um alimento e, dessa forma, compor o conteúdo da tabela nutricional de forma mais assertiva.

Mas, afinal, qual é a sua principal importância?

Além da elaboração de tabelas e rotulagem, o serviço existe para que as pessoas saibam exatamente o que contém no alimento que elas pretendem consumir, além de ser outro modo de determinar informações nutricionais de produtos caseiros, artesanais, incomuns ou exóticos.

Isso é fundamental para os profissionais do ramo alimentar que conseguem estabelecer dietas e metas nutricionais mais adequadas para cada um de seus clientes, promovendo uma melhor qualidade de vida, tornando-a muito mais saudável.

Dessa forma, podemos listar uma série de resultados trazidos pela Análise Centesimal que podem agregar muito ao seu negócio:

1. Tempo de validade

O tempo de validade de um produto está relacionado à quantidade de água que ele possui, assim como características físico-químicas associadas a seus nutrientes. Sendo assim, com o auxílio de várias etapas da Análise Centesimal é possível entender porque um certo alimento está estragando mais cedo do que deveria.

2. Diferencial para os produtos

É importante saber exatamente o que está contido nos produtos, principalmente nos artesanais, como a quantidade exata de minerais e de proteínas, sendo que esse conhecimento pode ser usado como diferencial na hora da comercialização dos mesmos.

Um exemplo disso é que ao indicar que o seu produto possui um nutriente exclusivo, diferente da concorrência, é possível agregar valor ao seu alimento e consequentemente um diferencial ao mesmo!

3. Direcionar seu produto para um público específico

Como já foi dito anteriormente, é possível quantificar os componentes do produto, assim, pode-se saber quais nutrientes estão em maior quantidade a fim de estabelecer qual público alvo melhor se encaixa ao seu produto.

Por exemplo, se o seu alimento for rico em proteínas é possível criar uma campanha publicitária voltada ao público fitness!

4. Descobrir como melhorar seu produto

A análise centesimal proporciona um mapeamento do produto, com o qual é possível analisar quais nutrientes poderiam ser incluídos a fim de aprimorar seu alimento.

Um exemplo disso é a adição de vitamina C que além de aumentar o valor nutricional do alimento também atua como conservante natural.

E como a Análise Centesimal é feita?

Os alimentos podem ser divididos em 6 frações e a Análise Centesimal é feita a partir da análise laboratorial desses mesmos segmentos:

  • Teor de Umidade (água) da amostra
  • Teor de Minerais
  • Lipídeos na Amostra
  • Proteínas
  • Fibras
  • Carboidratos

Como a Análise Centesimal pode ajudar o meu negócio?

É com base na Análise Centesimal que é possível conhecer diversos aspectos dos alimentos. Com os procedimentos acima, é possível compreender quais fatores influenciam sobre diversos parâmetros, como textura e tempo de validade e, por consequência, usar os recursos obtidos ao seu favor, gerando segurança para o consumidor e podendo alterar seu alimento de forma a aprimorar suas propriedades.

Ficou interessado em conhecer melhor seu produto? Entre em contato com a Farma Júnior para receber um orçamento de Análise Centesimal!

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário