As deficiências nutricionais são resultadas da falta de nutrientes, como vitaminas e minerais, indispensáveis para a manutenção do metabolismo e o bom funcionamento de todo o corpo.
A quantidade de cada nutriente a ser ingerida por cada organismo depende de diversos fatores, como faixa etária, nível de saúde, frequência de atividades físicas, entre outros. Assim, quando o corpo não está absorvendo a devida quantidade, dizemos que o organismo está com uma deficiência nutricional.
Muitas dessas substâncias necessárias não são suficientemente sintetizadas pelo próprio corpo, dessa forma, destaca-se a importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais.
Confira a seguir alguns dos principais nutrientes e as consequências provocadas pela sua ausência:
Ferro
A baixa presença de ferro no organismo contribui para o prejuízo de funções importantes desempenhada pelo mineral, como a síntese de células vermelhas no sangue e a atuação no transporte de oxigênio pelo corpo.
A anemia é caracterizada pela baixa concentração de hemoglobina e pela deficiência na produção de glóbulos vermelhos no sangue, sendo uma das deficiências nutricionais mais frequentes no Brasil. Apesar de poder ser consequência da falta de um ou mais nutrientes essenciais, a deficiência de ferro é majoritariamente a causa mais comum.
Vitamina C
A falta de vitamina C provoca a formação defeituosa da substância do cemento nos ossos e na dentina, enfraquecendo os capilares e resultando em hemorragias e defeitos em ossos e outras estruturas.
Assim, o escorbuto é uma doença desencadeada pela grave deficiência dessa vitamina, provocando manifestações hemorrágicas e formação de dentina e osteóide.
Cálcio
A deficiência de cálcio no organismo está principalmente ligada a osteoporose. Com a diminuição da massa óssea, a osteoporose aumenta os riscos de fraturas devido a consequente fragilidade dos ossos.
Vitamina A
A xeroftalmia ou olho seco é uma doença que pode ser causada pela falta de vitamina A, resultando em uma disfunção das glândulas lacrimais e consequente alteração na produção de lágrimas, além disso produz secura na pele da córnea e o aparecimento de manchas de bitot (manchas brancas na esclerótica).
A vitamina A tem papel diversificado no organismo, atuando no processo visual, no tecido epitelial e ainda no sistema imunológico. Além da xeroftalmia, a deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna, quando o processo de adaptação ao ambiente com pouca luminosidade torna-se mais difícil.
Iodo
Em diversas localidades os alimentos são plantados em solos onde falta iodo na água ou na terra, levando a deficiência desse nutriente na dieta da população. Além disso, a não utilização de sal iodado na preparação dos alimentos contribui para a problemática.
A principal função fisiológica do iodo é a síntese de hormônios da tireoide, assim, quando a ingestão de iodo é ineficiente, ocorre comprometimento da tireoide e de seus hormônios.
Vitamina D
A vitamina D é na verdade um pró-hormônio que, por exemplo, pode ser sintetizado pelo corpo quando a luz solar atinge nossa pele. Com importante atuação no metabolismo ósseo, ajuda a absorção de cálcio, promovendo o crescimento e a mineralização dos ossos.
Dessa forma, destaca-se a importância de manter hábitos alimentares saudáveis para o bom funcionamento do organismo evitando, em muitos casos, doenças prejudiciais a saúde.
Agora que você já sabe o que são as deficiências nutricionais, acesse nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!