ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA INGESTÃO DE FIBRAS ALIMENTARES

Sumário

As fibras são componentes alimentares que fazem parte da classe dos alimentos funcionais e se encontram presentes em alimentos de origem vegetal, como cereais, leguminosas, frutas, verduras e tubérculos.

A ingestão de fibras trás inúmeros benefícios ao organismo como um todo, mas sua propriedade mais conhecida é a capacidade de melhorar o trânsito intestinal. De modo que, podem ser separadas em dois grupos: solúveis e insolúveis.

As fibras alimentares classificadas como solúveis se dissolvem em água e, assim, formam géis viscosos, o que aumenta a velocidade de passagem do bolo fecal. Já as fibras definidas como insolúveis são aquelas que não se dissolvem em água, portanto, não formam géis e acabam sendo agregadas ao bolo fecal, o que promove o aumento do volume das fezes e melhora ainda mais o trânsito intestinal.

Entretanto, as fibras não podem ser tratadas como nutrientes, pois, não são digeridas nem absorvidas pelo nosso organismo. Logo, terminam todo o percurso pelo sistema digestório quase totalmente intactas. Dessa forma, funcionam como “vassouras” ao impulsionarem o bolo fecal a movimentar-se mais rápido pelo cólon para ser expelido.

Alimentação com fibras

Benefícios do consumo de fibras

A ingestão de fibras não só estimula o bom funcionamento intestinal, mas também pode trazer muitas outras regalias a saúde.

O consumo de quantidade adequada desses componentes promove o aumento das bactérias boas no intestino, o que eleva a imunidade e ajuda a prevenir o desenvolvimento de desordens intestinais.

As fibras também são capazes de tornar a digestão dos carboidratos mais lenta, o que prolonga a sensação de saciedade. Deste modo, auxiliam na redução do peso corporal.

Além disso, impedem a absorção de excessos de glicose, que acabam sendo eliminados no bolo fecal. Assim, a ingestão de fibras é essencial para a manutenção do índice glicêmico de portadores de diabetes.

E os benefícios do consumo desses componentes não param por aqui. As fibras alimentares também impedem a absorção de excessos de colesterol, promovendo a diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides.

Alimentos fontes de fibras

Consumo de fibras

Apesar dos benefícios de uma dieta rica em fibras, segundo a pesquisa do Ibope “O Consumo de Fibras no Brasil”, grande parte da população não consome a quantidade diária adequada de fibras. A ingestão desses componentes deve corresponder a 14 g de fibra para cada 1.000 kcal ingeridas, sendo essa recomendação baseada na idade, sexo e consumo energético.

As fibras estão presentes em uma variada gama de alimentos, o que facilita a sua inserção em todas as refeições do dia.

As frutas como mamão, abacate, morango, goiaba, uva fresca e passa, ameixa, maçã com casca e laranja com o bagaço são fontes ricas em fibras. Elas podem ser consumidas em sucos ou em porções como um acompanhamento em todas as refeições e até como lanche da tarde.

Já as leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha podem ser incorporadas aos pratos de almoço e jantar, que ainda podem ser incrementados por agrião, alface, abóbora, beterraba, brócolis, cenoura crua, batata-doce, entre outras verduras ricas em fibras.

Os pães, biscoitos e arroz integrais, bem como a aveia e cereais também podem ser grandes aliados para um dieta mais rica em fibras alimentares.

Com isso, você pode começar a investir em uma dieta balanceada com consumo de quantidade adequada de fibra para usufruir dos inúmeros benefícios que esses componentes trazem ao organismo!

Gostou desse texto? Temos muitos outros textos sobre hábitos saudáveis em nosso blog

Veja nosso site para saber mais sobre nossos serviço com alimentos!

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário