Ligação entre alimentos e imunidade

Sumário

Frente ao atual cenário pandêmico de COVID-19 em que estamos vivendo, uma chuva de informações falsas está se espalhando. Fala-se em receitas caseiras milagrosas para combater o vírus e turbinar a imunidade, por isso, há a necessidade de discutir a real influência dos alimentos na nossa resposta imunológica para não se ter uma falsa sensação de proteção.

A imunidade é um conjunto de mecanismos realizados pelo sistema imune do organismo, o qual atua por meio de células e anticorpos em resposta a moléculas ou antígenos estranhos presentes no corpo. Desta forma, para que o organismo realize essa série de mecanismos para o combate de agentes estranhos ou até mesmo para a recuperação do corpo dos
sintomas de uma doença, é importante uma alimentação completa e balanceada, a fim de suprir todos os nutrientes e vitaminas necessários.

Entretanto, é preciso sempre lembrar que a alimentação não age no combate 100% de nenhum vírus ou bactéria e não dispensa o uso de vacinas e medicamentos.

Agora, vamos a lista dos nutrientes e vitaminas mais importantes para uma melhor resposta imunológica:

1. Vitamina C

É um potente antioxidante que protege as células do estresse oxidativo, muitas vezes causados por infecções. Ainda mais, estimulam a proliferação de fagócitos e linfócitos T, diminuindo a atuação viral. Essa vitamina é encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão e acerola.

Frutas cítricas ajudam na imunidade

2. Vitamina E

Também é um importante antioxidante que retarda os danos dos radicais livres e em quantidades adequadas, possui propriedades anti-inflamatórias potencializando a atuação dos leucócitos. É encontrada em alimentos como azeite de oliva, fígado, sementes oleaginosas e gema de ovo.

Castanhas e nozes

3. Ácido fólico

Conhecido também como vitamina B9, esse composto atua na síntese e restauração de RNA e DNA, os quais ditam as funções celulares. Comprovadamente, a deficiência dessa vitamina retarda a resposta imunológica por afetar a atuação de glóbulos branco e assim a produção de anticorpos. São encontrados em vegetais verde escuro como rúcula e couve e em leguminosas como feijão e lentilha.

Folhas escuras

4. Carotenóides

Reconhecido pela pigmentação vermelho alaranjado, existem vários tipos de carotenóides, sendo um deles o β-caroteno, fonte de vitamina A e em associação com vitaminas, como a C, age destruindo os radicais livres.
Além disso, são importantes na resposta imune e na comunicação celular. Esse composto é facilmente encontrado na cenoura, abóbora, tomate e outros legumes de cor avermelhada.

Cenoura e abóbora

5. Zinco

É um mineral importante para a síntese de proteínas e também possui papel importante no sistema imune. Para ser implementado na alimentação, é encontrado no azeite de oliva, peixes como salmão e atum, leite, oleaginosas e
leguminosas
.

Azeite de Oliva

6. Selênio

Mineral encontrado em selenoproteínas, as quais têm importante papel no funcionamento do sistema imunológico, protegendo as células de altos níveis de H2O2 causados por alguma infecção e eliminando microorganismos estranhos.
Entretanto, se ingerida em grandes quantidades pode ser tóxico. Esse mineral é encontrado na castanha-do-Pará, semestes de girassol e gema de ovo.

Castanhas brasileiras
Logo, esses foram os nutrientes e vitaminas mais importantes para a manutenção de uma resposta imunológica eficiente. Contudo, é importante ressaltar que nenhum dos compostos listados devem ser ingeridos em excesso, muitas vezes sendo tóxico, por isso, consulte um especialista para a orientação adequada de uma
alimentação saudável.

Por fim, nenhum alimento listado deve ser usado para o fim terapêutico na cura de nenhuma doença, como a COVID-19. Em caso de sintomas, procure um médico e siga as instruções dos medicamentos prescritos.

Agora que você já sabe sobre a relação da alimentação com a imunidade e os principais alimentos que a fortifica, continue navegando pelo nosso blog e para mais informações da nossa empresa acesse o nosso site.

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário