Você sabia que o ômega 3 é encontrado em diversos alimentos e pode trazer benefícios contra a covid – 19?
Certamente, você já ouviu falar sobre o ômega 3! Mas, você sabe o que ele é, quais os seus benefícios e onde é encontrado? Portanto, se você quer conhecer um pouco mais sobre o tema, leia esse texto até o final.
Você sabe o que é ômega-3?
Primeiramente, os ômega 3 são ácidos graxos poli-insaturados cuja dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Também, são considerados essenciais para o nosso organismo, pois não temos a capacidade de sintetizá-lo no nosso metabolismo. Enfim, os mais comuns são: o ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA)<ref> MAGGIE B. COVINGTON, M.D. Omega-3 Fatty Acids. Am Fam Physician.. , Baltimore, Maryland, p. 133-140. 1 jul. 2004. </ref>.
Quais são os benefícios?
Os benefícios do consumo desses ácidos graxos são inúmeros! Dessa forma, abaixo podemos encontrar uma lista com alguns benefícios para a saúde do nosso corpo:
- Possui atividade anti-inflamatória: Ajuda a prevenir danos celulares que podem levar ao aparecimento de câncer<ref> Mori, TA, Beilin, LJ. Omega-3 ácidos graxos e inflamação. Curr Atheroscler Rep 6, 461–467 (2004). </ref>
- Possui atividade anticoagulante: Impedem a agregação plaquetária<ref> Artemis P. Simopoulos MD (2004) Omega-6 / Omega-3 Essential Fatty Acid Ratio and Chronic Diseases, Food Reviews International, 20: 1, 77-90</ref>.
- Ajuda no controle da glicemia: Diminui a resistência à insulina.
- Controle do déficit de atenção (TDHA) e hiperatividade: O EPA pode reduzir sintomas do TDHA ajudando a melhorar a atenção, a conclusão de tarefas e reduzir a hiperatividade, impulsividade, agitação e agressividade.
- Melhora a qualidade da pele: Diminuir os efeitos do sol na pele, devido às propriedades antioxidantes.
Em quais alimentos está presente?
Os peixes são excelentes fontes de ômega 3, que está presente em maior quantidade na pele desses animais, de tal forma que o ideal seria não retirá-la no preparo das refeições.
Além dos peixes, existem também opções de fontes naturais e orgânicas para o consumo destes ácidos graxos, por exemplo oleaginosas como castanhas e amêndoas e em sementes de chia. Entretanto, no caso das oleaginosas é ideal que o consumo seja feito com as cascas.
Curiosidade
Atualmente, com a pandemia da Covid-19, surgiu o questionamento sobre a suplementação alimentar na recuperação dos doentes. Como muito têm-se falado, a maior parte dos sintomas provocados pelo Sars-Cov-2 se dá pela alta quantidade de substâncias inflamatórias, conhecidas como citocinas, que em excesso podem resultar em um quadro inflamatório agudo, podendo levar à morte<ref> USP, Jornal da. Ômega-3 pode trazer benefícios e riscos para pacientes com covid-19; uso deve ter orientação profissional.</ref>.
Portanto, a suplementação com ômega-3 está sendo estudada nesses casos pois ajuda na diminuição do quadro inflamatório. Estudos recentes mostram que isso ocorre pois os mesmos podem modificar a composição dos lipídios presentes nas membranas celulares, resultando na produção de moléculas menos inflamatórias do que aquelas produzidas quando eles não estão presentes. Entretanto deve-se tomar cuidados, pois há reações adversas.
Não fique de fora, se você gostou do tema, conheça mais sobre nossos serviços em alimentos clicando aqui.