O que é a rotulagem nutricional? E qual sua importância?
Presente de maneira discreta no cotidiano, mas essencial para uma alimentação consciente e saudável, a rotulagem nutricional contida nas embalagens de alimentos proporcionam aos consumidores o conhecimento sobre a formulação e a quantidade de
componentes que estão presentes no produto utilizado.
Tratam-se de informações que dão ao consumidor o poder de escolher alimentos que estejam mais adequados a sua saúde, tanto no quesito de limitações como intolerâncias alimentares, quanto àqueles que contenham altos índices de substâncias danosas como sódio, gorduras saturadas e açúcares.
O que muda com as novas regras e como elas são?
Desde outubro de 2022, fruto de trabalhos iniciados em 2014, as novas regras de rotulagem nutricional estão sendo implementadas pela indústria. A novas regras apresentam pontos interessantes como:
-Exigência na tabela de letras pretas em fundo branco para que não ocorram enganos na leitura.
-Deve haver a comparação da quantidade dos componentes presentes em escala de 100g ou 100mL, dessa forma, facilitando a noção das porções e nutrientes ingeridos.
-A tabela deve ser continua apresentando divisões apenas em casos especiais como: a embalagem tem área inferior a 100 cm2
-E a mudança em destaque: a presença de rotulagem nutricional frontal. As novas embalagens deverão conter um símbolo informativo que alertará o consumidor da presença de alguma substância danosa em alta quantidade no produto. Desse modo, o design de lupa foi o escolhido para essa representação por ser de fácil e clara interpretação. Haverá alertas como esse para o sódio, assim como para gorduras saturadas e açúcares. Vale destacar que as indústrias não poderão justificar a alta presença dessas substâncias se o produto tiver o selo.
Qual o impacto dessas novas regras na alimentação do indivíduo?
Com essas novas regras de rotulagem, o consumidor estará melhor informado e ciente do que cada produto possui em sua composição. A rotulagem frontal será de grande valor, pois deixará claro os riscos de consumir o produto que o tiver. De certa forma, a indústria será forçada a rever suas formulações, no intuito de se adequar a um público mais exigente e voltado para um estilo de vida mais saudável. Contudo, ainda há muito a se percorrer, já que o lobby da indústria alimentícia é muito forte e a fiscalização branda, o que dá margem a inconsistências nas tabelas nutricionais. Mas deixando de lado esse fato, as novas regras de rotulagem nutricional são um avanço para os direitos do consumidor!
BIBLIOGRAFIA