Nos tempos atuais, o consumo regular de bebidas alcoólicas vem sendo cada vez mais desincentivado devido aos malefícios que ele traz. No entanto, você sabia que a ingestão diária de vinho tinto pode te trazer benefícios?
Estudos atuais mostram que, ao consumir diariamente vinho tinto na dose correta, um indivíduo pode ter múltiplos benefícios principalmente relacionados à prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, veja aqui o porquê disso!
Controle do colesterol
Estudos recentes comprovam que, devido ao fato do vinho tinto ter em sua composição elementos como antocianinas e o resveratrol, ele é capaz de induzir uma maior produção de HDL pelo fígado, o famoso “colesterol bom”. Além disso, a mesma bebida consegue também provocar uma redução na síntese de LDL, o “colesterol ruim”, por causa da presença de tais compostos.
Regulando a pressão sanguínea
Além do controle do colesterol, uma outra capacidade do vinho tinto está relacionada na proteção contra o acúmulo de alguns componentes que possam dificultar o fluxo sanguíneo nos vasos do nosso corpo. Uma das formas que isso acontece ocorre de maneira similar à ação do Ômega 3: evitando a agregação de plaquetas no sangue, assim, impedindo que estas formem obstáculos para o sangue, que consegue correr livre sem exercer uma pressão excedente no vaso sanguíneo.
Ainda mais, outra maneira que o vinho tinto consegue auxiliar nesse quesito é através da diminuição do acúmulo de placas de gordura nos vasos. Isso ocorre devido não só a uma menor produção do LDL e maior síntese do HDL (como citado anteriormente), mas também o vinho tinto consegue evitar a oxidação do “colesterol ruim”, assim, impedindo que este se aloje na parede dos vasos sanguíneos e reduzindo a chance do desenvolvimento de um quadro de hipertensão consequentemente.
Calculando a dose de vinho tinto
Bom, não é porque o vinho tinto tem múltiplos benefícios para o corpo humano que ele deve ser ingerido sem qualquer controle, não é mesmo? Afinal, mesmo com todos os possíveis ganhos, ele ainda apresenta álcool, substância nociva para o corpo. Dessa forma, seu consumo deve ser regulado.
No entanto, há um grande impasse no campo da ciência na questão de qual seria a dose ideal de vinho tinto para um indivíduo conseguir os seus benefícios sem ter algum prejuízo. Entretanto, em linhas gerais, um consumo ideal e seguro para uma pessoa seria em torno de meio grama de álcool por peso corporal diariamente, o que seria em torno de mais ou menos 2 taças para os homens e 1 taça e meia para as mulheres.
Se você gostou do assunto e quer saber como podemos te ajudar, conheça mais sobre nossos serviços em alimentos clicando aqui!!
- DE ALMEIDA-PITITTO, Bianca; FRANCO DE MORAES SANDRA, Carolina; FERREIRA, Roberta. O Lado Saudável do Consumo de Bebida Alcoólica;
-
REBELO BRANCO, Pedro. BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO NA SAÚDE HUMANA. Tese de Mestrado, Out. 2019
- MORAES, Vanderléia de ; LOCATELLI, Claudriana. Vinho: uma revisão sobre a composição química e benefícios à saúde. Evidência, Joaçaba v. 10 n. 1-2, p. 57-68, janeiro/dezembro 2010;
- BENEDETTI, Ricardo; BENEDETTI, Patrícia. OS EFEITOS DO CONSUMO DO VINHO NA SAÚDE HUMANA. Revista Científica UNILAGO, 2013.