A alimentação é essencial na vida de qualquer ser humano. Ela necessita de muita atenção, visto que a nutrição do corpo está diretamente relacionada com o funcionamento correto do organismo. Pensando nisso, a indústria alimentícia deve ser extremamente cautelosa na seleção de seus ingredientes, visto que é responsável pela alimentação de massas, por exemplo, aderida por uma grande quantidade de pessoas.
Além disso, cabe também ao consumidor ser seletivo na hora de escolher um produto. Assim, é necessário se informar sobre os ingredientes mais comuns nos alimentos, descobrindo seu impacto no corpo, e ponderando acerca de seus benefícios e malefícios.
1.Glutamato monossódico
O glutamato monossódico é utilizado como realçador de sabor de bolachas e salgadinhos, além de ser um sal derivado do ácido glutâmico. Esse ingrediente é amplamente utilizado, pois possui um sabor único que ativa o sabor umami nas papilas gustativas.
Apesar dessa propriedade excepcional que agrada muitos e destaca o uso desse ingrediente, o glutamato monossódico pode trazer diversas complicações à saúde quando consumido em excesso.
Por agir como um neurotransmissor, ele pode alterar algumas funções do sistema nervoso, desregulando os níveis hormonais do corpo e, como consequência, causando estresse e dor de cabeça a seus consumidores. Além disso, o consumo excessivo desse sal está diretamente relacionado com o ganho de peso e obesidade.
2.Glúten
O glúten é uma proteína encontrada em derivados de grãos como trigo, centeio, cevada e similares. É também encontrado em pães, massas, embutidos e outros alimentos que fazem parte da dieta de muitas pessoas.
Apesar de ser um elemento muito comum, o número de intolerantes a glúten cresce a cada dia. São diversas pessoas que adquirem alergia, irritação de mucosas, inchaço e até dermatites e choque anafilático devido a esse ingrediente.
Por ser um alimento com grande número de alérgicos, a indústria alimentícia deve constantemente pensar em ingredientes alternativos. No nosso blog escrevemos sobre a atenção que se deve ter aos consumidores alérgicos.
3.Açúcar
A ingestão de açúcares em geral são a forma mais rápida de fornecer energia ao corpo. A sacarose, conhecida como açúcar branco, é o principal ingrediente de doces, bolos e afins, e a qual muitos não conseguem ficar sem comer.
Apesar de ser benéfico por fornecer energia ao corpo, o açúcar deve ser consumido com extrema cautela pois, uma vez em excesso no organismo humano, ele é facilmente transformado em gordura para armazenamento energético, o que pode levar a obesidade e outras complicações relacionadas ao excesso de gordura corpórea.
Além disso, o excesso de açúcar não é metabolizado pela insulina, levando a uma grande concentração de glicose no sangue. Esse quadro pode facilmente levar ao desenvolvimento de diabetes, doença que pode causar complicações nos rins, na pele, nos olhos e outras regiões do corpo, confira aqui.
Então, o conhecimento sobre os alimentos e sua ação no corpo humano são essenciais para se obter uma vida saudável e de qualidade. Por isso, é sempre importante ver os ingredientes de um produto antes de consumi-lo.
Quando se produz um alimento para distribuição em larga escala, abastecendo a indústria alimentícia, é sempre importante ter pleno conhecimento dos ingredientes empregados, tabela nutricional e afins, visando a saúde e o gosto do cliente. A Farma Júnior tem serviços especializados na área de alimentos que podem auxiliar a contemplação desses quesitos.