O álcool em gel é uma substância geralmente encontrada na forma de gel ou líquido que possui como objetivo eliminar germes e impurezas das mãos, um produto que ganha cada vez mais utilidade na sociedade.
Com a pandemia da COVID-19, o álcool em gel tornou-se um produto de uso cotidiano a muitas pessoas que já não possuíam o costume de utilizá-lo, pois embora nada seja tão eficaz quanto lavar as mãos com água e sabonete, ele é uma alternativa rápida para a eliminação de muitos vírus e bactérias. E como ele é produzido?
Industrialmente
O álcool em gel é produzido através de um processo de mistura: ingredientes, essencialmente álcool, etanol, glicol e essências são combinadas. Além disso, a viscosidade do produto se dá pela adição de espessantes e sua acidez deve girar em torno de 7,0 (neutro), sendo assim necessário a utilização de neutralizantes na fórmula. <ref>How is Hand Sanitizer Made? Disponível em: https://kerrpump.com/how-is-hand-sanitizer-made/#:~:text=Hand%20sanitizer%20is%20made%20in,mixing%20tanks%20for%20commercial%20production.&text=%E2%80%9CIsopropyl%20alcohol%20production%20combines%20propene,using%20direct%20or%20indirect%20methods.</ref>
Por fim, um último fator de extrema relevância num álcool em gel é seu teor alcóolico: para que ele seja eficiente na eliminação de germes, seu teor de álcool deve estar em torno de no mínimo 70% (m/m).
No entanto, caso não haja o produto disponível para a compra, é possível fazer um álcool em gel caseiro.
Como fazer um álcool em gel
Três ingredientes são essenciais: álcool isopropílico com pelo menos 60% de álcool, gel de aloe vera e algum óleo essencial como, por exemplo, óleo de lavanda. Na mistura dos ingredientes, deve-se manter uma proporção de 2:1 de álcool para aloe vera, enquanto apenas algumas gotas do óleo são necessárias.<ref>LINDBERG, S. How to Make Your Own Hand Sanitizer. Disponível em: https://www.healthline.com/health/how-to-make-hand-sanitizer</ref>
Adicionalmente, deve-se tomar alguns cuidados: higienizar o espaço antes de produzir o álcool em gel. Além disso, deve-se manter os instrumentos limpos e lavar as mãos antes da produção. Utilizar também ingredientes de qualidade a fim de evitar irritações na pele, inalação de produtos químicos danosos e uma baixa eficácia do produto final.
E aí, gostou dessa matéria? Acompanhe nosso blog para ter acesso a vários conteúdos do universo da farmácia e muito mais!