Em um momento de pandemia, na qual o novo coronavírus se alastra com velocidade alarmante, é de suma importância que todos adotem medidas profiláticas.
Mas então, o que nós podemos fazer?
Higienizar as mãos e evitar levá-las à face
O novo coronavírus é um vírus que se propaga pelo ar e por gotículas de saliva, e, consequentemente, acaba se depositando em algumas superfícies. Segundo estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine, o novo coronavírus pode ficar suspenso por três horas no ar e por quatro horas na superfície de moedas.
Mas calma, você só será contaminado se levar sua mão à boca ou aos olhos. Portanto, em primeiro lugar, deve-se evitar ao máximo tocar na face, e, em segundo, é de extrema necessidade higienizar as mãos constantemente, preferencialmente com sabão.
Ademais, deve-se lavar as mãos da forma correta, como indicado no esquema publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Praticar o distanciamento social
Vamos pensar na seguinte situação: um indivíduo com COVID-19 pega um metrô lotado, segue para seu trabalho, e depois, sai com os amigos. Imagine agora a quantidade de pessoas que foram contaminadas pelo vírus nesse trajeto.
Por mais simples que pareça, tal exemplo mostra a necessidade de as pessoas ficarem em casa, pois assim, reduz-se a velocidade com que o vírus se propaga.
Simulações publicadas em reportagem do The Washington Post e um vídeo do Departamento de Saúde de Ohio, ilustram inteligentemente a importância desse distanciamento social, quando possível.
Não estocar
Por fim, não estocar. Vamos supor que um indivíduo, com medo dessa pandemia do novo coronavírus se tornar um apocalipse, compre uma quantidade imensa de comida, para estocá-la. Se muitas pessoas adotarem esse mesmo comportamento, pela Lei da Oferta e da Procura, o preço da comida irá subir consideravelmente, como já vem ocorrendo, conforme notícia da Carta Capital.
Dessa forma, manter um consumo comedido, não exagerado durante essa pandemia é fundamental, para que todos possam ter acesso aos produtos essenciais.