A produção de cosméticos naturais enfrenta diversos desafios, entre eles o tempo de prateleira reduzido devido à remoção de conservantes sintéticos, como os parabenos.
Existem diversas maneiras de estender o prazo de validade de um produto, desde a manipulação correta dos excipientes até a adição de compostos que possuam ação antimicrobiana e antioxidante.
Quer saber mais? Confira a seguir essas 5 maneiras!
1. Boas práticas de manipulação
Ao produzir um cosmético, é necessário que haja a manipulação adequada dos componentes da sua formulação. Instaurar um Manual de Boas Práticas é um passo fundamental para a padronização dos processos, e pode evitar diversos problemas!
Além de diminuir a incidência de acidentes, a padronização das práticas de manipulação também evita a contaminação de cosméticos, prolongando seu tempo de prateleira e também auxiliando na redução do desperdício de matéria-prima, poupando tempo e custos.
2. Adição de conservantes naturais
Atualmente, são conhecidos diversos compostos bioativos naturais, atóxicos, de fácil acesso e que apresentam propriedades de grande interesse, como ação inibitória de desenvolvimento microbiano. Essas características qualificam um conservante natural que pode ser ideal para seu cosmético.
Ao incluir esses compostos em uma formulação, além de estender o tempo de prateleira, também é possível adicionar efeitos secundários, como coloração e mais consistência ou cremosidade ao produto final, sendo, portanto, muito vantajoso.
3. Matérias-primas com elevado prazo de validade
O tempo de prateleira final de seu produto é influenciado por diversos fatores, desde a forma como é manipulado, até a escolha da matéria prima.
As matérias-primas de origem animal, em geral, possuem um prazo de validade curto, levando a um tempo de prateleira reduzido para o produto final.
Em contrapartida, excipientes vegetais costumam ter um maior teor de fibras, as quais possuem uma taxa de biodegradação mais lenta. Já matérias-primas minerais, como argilas e óxidos de metais, possuem um tempo de prateleira superior, favorecendo o prazo de validade final de seu cosmético.
4. Embalagem correta
A embalagem também influencia no prazo de validade. Óleos vegetais muitas vezes possuem ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e, assim, elevando o tempo de duração desses produtos.
No entanto, os compostos químicos responsáveis por essa ação podem ser degradados pela luz incidente, por exemplo. Nesse caso, uma embalagem transparente ou translúcida reduziria consideravelmente o tempo de prateleira.
Para resolver esse problema, embalagens foscas que reduzem a incidência de luz podem ser adotadas, desacelerando a degradação desses compostos.
5. Efetividade dos processos adotados
Além de adotar as medidas mencionadas acima, é de suma importância avaliar a efetividade delas e de todos os processos implementados.
Isso pode ser feito por meio da Análise Microbiológica, que determina e quantifica os microrganismos presentes no produto final, assim como a proliferação dos mesmos ao longo do tempo. Esses testes, em conjunto com outras análises, permitem a estimação aproximada do tempo de prateleira do produto final.
Todas essas medidas são formas sustentáveis de prolongar a vida útil de um cosmético natural, tendo em vista que estes estão propensos a maior degradação e perda de propriedades por não apresentarem em sua formulação conservantes derivados do petróleo, como os parabenos.
Gostou de saber mais sobre como estender o tempo de prateleira de cosméticos naturais? Acompanhe nossa página no facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!