As ceramidas são compostos lipídicos derivados da combinação entre esfingosina, um álcool aminado cujo esqueleto contém 18 átomos de carbono, e ácidos graxos.
No corpo humano, estes compostos correspondem a mais de 50% do peso da camada mais externa da pele. O estrato córneo, de modo que exercem importante função na manutenção e bom funcionamento da barreira cutânea. Além disso, as ceramidas também atuam como precursores na síntese dos esfingolipídios que compõem as membranas celulares. <ref>JONCA, N. Ceramides metabolism and impaired epidermal barrier in cutaneous diseases and skin aging: focus on the role of the enzyme PNPLA1 in the synthesis of v-O-acylceramides and its pathophysiological involvement in some forms of congenital ichthyoses. Oilseeds & Fats, Crops and Lipids, V. 26, n. 17, 2019. Open access. </ref>
Nesse sentido, estudos sugerem que a carência destes compostos lipídicos pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma série de condições dermatológicas. Nesse sentido, desde a fragilidade física e inflamação até a maior susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções fúngicas.
Com base nisso, elencamos os principais motivos e benefícios da introdução de produtos contendo ceramidas nas rotinas de cuidado com a pele!
A produção diminui com a idade
Primeiramente, apesar das ceramidas serem naturalmente produzidas e repostas pelo organismo, a literatura científica disponível demonstra que a produção destes compostos lipídicos diminui conforme o envelhecimento.
Nesse sentido, a introdução antecipada de produtos contendo ceramidas nas rotinas de skincare pode retardar o processo de fragilização da pele ao longo dos anos. Assim como também favorecer a manutenção do aspecto jovem. <ref>JENNEMANN, R. et al. Loss of ceramide synthase 3 causes lethal skin barrier disruption. Human Molecular Genetics, V. 21, n. 3, p. 586-608, 2012.</ref>
Hidratação
Assim, ao corroborar com a integridade do estrato córneo, o uso de produtos contendo ceramidas torna a pele menos suscetível à perda de umidade para o meio ambiente. Assim, pode resultar em melhoras no estado de hidratação da pele.
Por esse mesmo motivo, o uso destes compostos é muitas vezes associado à incorporação de agentes hidratantes, como o ácido hialurônico, nas rotinas de dermocuidados. Nesse caso, o ácido hialurônico proporciona a hidratação, ao passo que as ceramidas favorecem a retenção da umidade pela pele, de modo a proporcionar resultados mais satisfatórios. <ref>BOUWSTRA, J. A. et al. The role of ceramide composition in the lipid organisation of the skin barrier. Biochimica et Biophysica Acta (BBA) – Biomembranes, V. 1419, n. 2, p. 127-136, 1999.</ref>
Proteção e cuidado
Conforme elucidado anteriormente, a falta de ceramidas na pele pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma série de condições. Como psoríase, dermatite atópica, infecções fúngicas, entre outras.
Nesse sentido, a razão por trás disso é que a fragilidade do estrato córneo pode levar à exposição de camadas menos superficiais da pele. Além disso, favorecer processos inflamatórios e de irritação, assim como a colonização por microorganismos oportunistas.
Dessa forma, entende-se que o emprego de dermocosméticos contendo ceramidas pode ser muito importante no alívio e prevenção das condições de pele, desde que adequadamente orientado por um profissional qualificado.
Por fim, é importante ressaltar que cada pele é única, e que um mesmo composto pode ter diferentes efeitos dependendo do histórico e necessidade de cada indivíduo.
Para se informar sobre os produtos mais adequados para o seu tipo de pele de maneira saudável e assertiva, busque sempre se consultar com um dermatologista.
E então, gostou de saber mais sobre estes compostos lipídicos? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!