Você já refletiu sobre a beleza inclusiva e a acessibilidade no mundo dos cosméticos? Situações cotidianas que parecem simples para alguns, como ler o rótulo ou desrosquear a embalagem, podem representar obstáculos significativos para pessoas com deficiência (PCDs). Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, é possível observar uma tendência de mudança no mercado atual. Por isso, venha entender melhor essa demanda crucial e as mudanças em andamento na indústria cosmética!
Acessibilidade em cosméticos para pessoas com mobilidade reduzida
A Rare Beauty, marca fundada e idealizada por Selena Gomez, tem se destacado nas redes sociais devido a sua abordagem acessível. A embalagem dos seus produtos são achatadas na ponta, pensadas para facilitar a abertura por indivíduos que apresentam redução da mobilidade ou deficiência motora. Na verdade, a marca carrega consigo experiência pessoal: Selena Gomez luta contra o lúpus, doença autoimune que pode enfraquecer as articulações e prejudicar o movimento. Sendo assim, unindo as próprias necessidades e ados consumidores, a cantora e empreendedora adotou a inclusividade como mantra da sua marca.
Design inclusivo para pessoas com deficiência visual
O desenvolvimento de embalagens que facilitem a compra por pessoas com deficiência visual é, além de tendência, uma necessidade. Diante disso, considerando que a maquiagem é uma poderosa forma de expressão pessoal e autoconfiança, o seu uso não deve apresentar limitações. Assim, a marca Quem Disse Berenice, do Grupo Boticário, lançou pincéis de maquiagem com identificação de alto relevo na base. Os produtos contém marcações táteis pensados em proporcionar maior autonomia a essas pessoas, garantindo que também possam desfrutar da experiência de se maquiar.
O papel da indústria da beleza em busca da inclusão
O design inclusivo não é somente uma tendência, mas uma demanda permanente. Logo, ao incorporar tais cuidados no desenvolvimento de um produto, a marca estabelece um vínculo mais profundo e significativo com um público diversificado, além de cumprir com o seu papel social.
Se interessou pelo conteúdo? Esteja sempre por dentro e confira as maiores tendências no mundo dos cosméticos para a sua marca no nosso blog!
Raquel Silva é estudante de graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e ingressou como assessora de Marketing na Farma Júnior em 2023.
Referências
[1]
https://consumidormoderno.com.br/boticario-pinceis-maquiagem-pessoas-deficiencia-visual/
[2]
https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/por-que-deficientes-visuais-sao-ignoradospela-industria-da-beleza
[3]
https://stealthelook.com.br/o-fenomeno-rare-beauty-a-marca-da-selena-gomez-vale-u-2-bilh
oes/
[4]
https://revistamarieclaire.globo.com/beleza/noticia/2024/01/linha-de-pinceis-feita-para-pesso
as-com-deficiencia-visual-conta-design-inclusivo-e-acessivel.ghtm