Desde o Antigo Egito, já há usos da cera de abelha nos cuidados com a pele. Hoje em dia, está presente em muitos tipos de produtos. Como batons e cremes faciais, por exemplo.
A cera de abelha é feita a partir de mel e pólen para a construção dos favos. Agora, ela tem ganhado cada vez mais destaque na indústria de cosméticos. Dessa maneira, fazendo parte da rotina de skincare de milhares de pessoas.
Vamos conhecer alguns usos dela em cosméticos. Como também, seus benefícios para a pele.
Consistência
Em primeiro lugar, a cera de abelha é composta por lipídios e ácidos graxos. Assim, é sólida e bem maleável à temperatura ambiente. Então, ela amolece a temperatura corporal humana (36 a 37 ºC).
Portanto, ajuda o produto a espalhar na pele.
Dessa forma, é muito usada para dar consistência aos produtos. Como por exemplo, batons, sombras em creme, cremes faciais e corporais.
Hidratação
Ainda mais, contém óleos na cera de abelha. Dessa forma, o produto é um ótimo emoliente.
Assim, os óleos criam uma camada que impede a perda de água da pele. Portanto, mantém a pele úmida e hidratada.
Por isso, essa cera está presente em protetores labiais. Como também, em produtos para os cabelos e cremes faciais. Então, a cera dá maciez e hidratação para as peles. Assim como para os cabelos ressecados.
Anti-acne
Acima de tudo, a acne é uma doença. Ela surge do bloqueio das glândulas sebáceas por óleo e células mortas. Desse modo, a pele inflama e infecciona.
Nesse sentido, a cera de abelha possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Assim, ela tem efeitos anti-acne. Desse jeito, protege a pele de microorganismos patogênicos.
Além disso, a presença de vitamina A ajuda a controlar a oleosidade da pele. Portanto, diminui a produção de sebo pelas glândulas.
Por fim, a cera de abelha não irá obstruir os poros.
Regeneração da pele
Conforme já dito, a cera de abelha é rica em vitamina A. Portanto, possui papel importante na regeneração da pele e no combate ao envelhecimento.
Em primeiro lugar, esse composto retarda a degradação do colágeno. Assim como estimula o reparo celular. Por isso, promove uma pele mais firme e elástica. Além disso, a cera de abelha reduz rugas, estrias e cicatrizes.
Ainda mais, a vitamina A tem propriedades antioxidantes. Isto é, ela ajuda a combater radicais livres. Uma das grandes causas do envelhecimento da pele.
E então, gostou de saber mais sobre as propriedades e benefícios da cera de abelha em cosméticos? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- GOMES, Mirian Martins; SAUNDERS, Cláudia; ACCIOLY, Elizabeth. Papel da vitamina A na prevenção do estresse oxidativo em recém-nascidos. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife , v. 5, n. 3, p. 275-282, Sept. 2005 . https://doi.org/10.1590/S1519-38292005000300003. Access on 29 Mar. 2021.
- Kurek-Górecka, A.; Górecki, M.; Rzepecka-Stojko, A.; Balwierz, R.; Stojko, J. Bee Products in Dermatology and Skin Care. Molecules 2020, 25, 556. https://doi.org/10.3390/molecules25030556
- A.B.E.L.H.A. O que é a cera?. Disponível em: https://abelha.org.br/faq/70-o-que-e-acera/. Acesso em: 28 mar. 2021.
- PANORAMA FARMACÊUTICO. Cera de abelha usada em batons, pomadas e outros cosméticos aumenta alergias de pele, diz estudo. Disponível em: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/04/02/cera-de-abelha-usada-em-batons-pomadas-e-outros-cosmeticos-aumenta-alergias-de-pele-diz-estudo/. Acesso em: 28 mar. 2021.
- PHARMACÊUTICA JR.. HIDRATANTES, UMECTANTES E EMOLIENTES. QUAL A DIFERENÇA?. Disponível em: https://pharmaceuticajr.com.br/blog/hidratantes-umectantes-e-emolientes-qual-a-diferenca/?gclid=Cj0KCQjw9YWDBhDyARIsADt6sGYr-. Acesso em: 28 mar. 2021.