Como as tintas de cabelo agem nos nossos fios?

Sumário

A princípio, há uma tendência mundial no uso de tintas de cabelo. No entanto, a utilização desses cosméticos não é novidade. 

Nesse sentido, há mais de 4000 mil anos atrás, o ser humano já usava plantas e compostos metálicos para colorir os cabelos.

Atualmente, com o avanço da ciência e da tecnologia, as pessoas têm acesso a uma grande variedade de tintas. Com isso, elas podem pintar o cabelo da forma que querem, o que aumenta a autoestima delas.

Quer saber mais sobre esses produtos? Então confira nosso texto!

tinta de cabelo

Estrutura do cabelo

Em primeiro lugar, o cabelo é um fio composto por 3 camadas: a cutícula, o córtex e a medula. 

Assim, a cutícula é a porção mais externa. Rica em queratina, ela protege a fibra capilar contra danos. Além disso, é também responsável pela aparência desses fios, mostrando aspectos como a maciez e brilho deles.

Em contrapartida, o córtex é a porção medial. Nesse sentido, é nessa camada que está a melanina, pigmento que dá cor aos cabelos. Por meio da combinação de diferentes tipos de melanina, define-se a coloração dos fios.

Por fim, a medula é a porção mais interna, que dá origem à fibra capilar.

Tipos de corantes

corante

Em segundo lugar, no geral, os corantes de cabelo são classificados em naturais ou sintéticos. 

Assim, os corantes naturais são obtidos por extratos vegetais. Enquanto isso, os corantes sintéticos são produzidos por reações químicas.

Ainda mais, os corantes sintéticos podem ser classificados em: temporários, semipermanentes e permanentes.

Além disso, os corantes temporários são facilmente eliminados após a lavagem desses fios. No entanto, podem ter várias tonalidades, além de darem maior brilho aos cabelos. 

Também, os corantes semipermanentes mudam rapidamente a cor dos fios, possuem maior duração e não precisam de água oxigenada, que danifica a fibra capilar. Entretanto, eles permitem apenas escurecer esses fios.

Dessa forma, os corantes permanentes são produtos versáteis, permitindo qualquer tonalidade de cor. Destaca-se ainda que são de fácil aplicação e de longa duração.

Como agem?

De início, o pH básico das tintas dilata o fio de cabelo, o que permite a entrada das substâncias na fibra capilar. 

Em seguida, ocorre uma série de reações de oxidação, promovendo a degradação da melanina para clarear os fios. 

Assim, nessa etapa de clareamento, costuma-se utilizar água oxigenada. 

Portanto, outras reações de oxidação depositam e fixam o pigmento que dá cor aos cabelos. 

Ficou interessado em tintas de cabelo? Já pensou em ter sua própria linha de produtos capilares? Então acesse aqui e confira nossos serviços na área de Cosméticos!

Referências Bibliográficas

BAILER, Ana Claudia et al: Uma abordagem sobre os conceitos, classificação e suas funções. Revista de Iniciação Científica, Saúde e Bem-estar, vol. 6, n. 5, abril de 2017. Edição Temática em Saúde e Bem-estar da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Acesso em 29 set. 2021.

DE OLIVEIRA, Ricardo A. G. et al. A QUÍMICA E TOXICIDADE DOS CORANTES DE CABELO.  Química Nova, Vol. 37, No. 6, 1037-1046, 2014. Acesso em: 29 set. 2021.

DOS SANTOS, Ana Emanuele et al. COLORAÇÃO CAPILAR: OS EFEITOS DAS TINTURAS NA SAÚDE E NA FIBRA CAPILAR. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 6, n. 22, junho de 2016. Acesso em: 29 set. 2021.

DOS SANTOS, Andreza Carneiro. Fibra Capilar, Agentes de Coloração e Descoloração : Química, Mecanismos de Ação e Danos Oxidativos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tricologia) – Faculdade Faserra, Manaus, 2017. Acesso em: 29 set. 2021.

DOS SANTOS, Jordana Dias. Caracterização de fios de cabelo antes e após tratamentos químicos e físicos por espectroscopias Raman e no infravermelho e microscopia eletrônica. Dissertação (Mestrado em Química) –  Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. Acesso em: 29 set. 2021.

POZEBON, Dirce et al. ANÁLISE DE CABELO: UMA REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA A DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS TRAÇO E APLICAÇÕES. Química Nova, Santa Catarina, vol. 22, n. 6, 1999. Acesso em: 29 set. 2021.

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário