Corantes são toda substância, seja ela, natural ou sintética, que quando aplicada sobre um material adiciona cor. No entanto, eles só promovem o tingimento e não a cobertura, assim mantendo a transparência do material, diferentemente dos pigmentos.
Podem ser sintéticos ou naturais, contudo, seu efeito é o mesmo para ambos os tipos. Em que a fixação no substrato pode ser feita de várias maneiras, como por exemplo, por dissolução ou por ligações iônicas e covalentes. Varia de acordo com o tipo de material e o tipo de corante utilizado.
Atualmente, eles são de grande importância no mundo, porque são usados em diversos produtos diferentes, como alimentos, cosméticos e tecidos.
Como os corantes agem?
Os corantes absorvem radiações no intervalo entre 400 e 700 nanômetros de comprimento de onda, a chamada faixa de luz visível, com isso possuem colorações diferentes para cada comprimento absorvido.
Alguns deles agem absorvendo a luz e refletindo na forma de luz fluorescente,dando um aspecto de brilho e brancura para os substratos.
Além disso, a maioria deles apresentam propriedades químicas específicas, como presença de muitos anéis aromáticos, porque a presença de elétrons conjugados e a ressonância eletrônica na cadeia, facilitando a absorção da radiação.
Quais são alguns famosos?
-
- Índigo. Talvez o mais antigo em circulação na humanidade, presente em diversas culturas diferentes. Desde a descoberta de sua síntese, a produção industrial ultrapassou a natural. Utilizado na tintura de algodão, na produção de calças “jeans” e entre outros.
- Anilina.Importante corante para a humanidade, pois tem diversos usos industriais. Além de seu baixo custo de produção, pode dar origem a diversas tonalidades. Originalmente era aplicado sobre tecidos, mas hoje em dia também é usado em grande escala pela indústria alimentícia e em domicílios para tintura de cabelo.
- Caramelo.Um dos mais utilizados na indústria alimentícia atualmente para colorir refrigerantes, chocolates, molhos, bebidas alcoólicas e até mesmo remédios. Apesar de sua larga utilização, o uso com segurança deve ser respeitado como indicado pela ANVISA, pelo seu potencial cancerígeno.
Além desses, há também corantes naturais bastante famosos, como a beterraba, amora e colorau para se obter a cor vermelha; o mirtilo e o repolho roxo para se obter a cor roxa; o açafrão para se obter a cor amarela; o espinafre e o agrião para se obter a cor verde.
Se interessou pelo texto e quer conhecer mais o nosso trabalho? Acesse o nosso blog e descubra mais!