Na atualidade, o mercado de produtos cosméticos naturais, orgânicos e veganos está cada vez maior devido aos seus inúmeros benefícios não somente à saúde, mas também ao meio ambiente.
Desse modo, é importante entender as diferenças entre essas classificações para fazer escolhas conscientes. Nesse artigo vamos explorar as características de cada uma e explicar como diferenciá-las!
Cosméticos Naturais
Primeiramente, os cosméticos naturais são aqueles que – como o nome indica – empregam ingredientes naturais, ou seja, aqueles de origem vegetal, mineral (exceto os de origem fóssil) ou animal, que não sofreram transformações químicas intencionais por ação humana. Assim, são componentes que não são produzidos sinteticamente ou modificados em laboratórios.
Segundo a Ecocert – a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo – para que um cosmético seja identificado como natural, deve haver, no mínimo, 95% de insumos naturais em sua formulação. Já o restante dos componentes podem ser de origem sintética, mas devem, também, ser certificados para compor um produto considerado natural.
Usar cosméticos naturais conferem inúmeros benefícios. Inicialmente, eles contêm menor quantidade de componentes potencialmente danosos à saúde, sendo uma opção mais segura para utilização. Além disso, são produtos que geram menor impacto ao meio ambiente.
Cosméticos Orgânicos
Os cosméticos orgânicos são aqueles que utilizam ingredientes de origens renováveis e que não empregam o uso de pesticidas, agrotóxicos, fertilizantes sintéticos ou mesmo organismos geneticamente modificados (OGMs) em seu cultivo. Para além da matéria-prima, o processo de produção do cosmético orgânico ainda deve atender a uma série de especificações que minimizam o
impacto ambiental.
Esse tipo de cosmético normalmente é, também, um cosmético natural e inclui os mesmos benefícios em seu uso, com o adicional da garantia de que não são usados produtos químicos possivelmente tóxicos ou irritantes ao nosso organismo.
Cosméticos Veganos
Cosméticos veganos são aqueles que não utilizam componentes de origem animal ou derivados deles, tal como cera de abelha, lanolina ou carmim. Além disso, nenhum teste de produto ou componente foi realizado em animais durante seu desenvolvimento, sendo um produto Cruelty free.
Assim, como os naturais e orgânicos, cosméticos veganos apresentam inúmeros benefícios principalmente por não contribuírem para a exploração ou crueldade animal. No entanto, é importante ressaltar que mesmo que um produto seja vegano, ele pode não ser orgânico ou natural e, por isso, deve-se sempre estar atento ao rótulo e certificações do produto.
Conclusão
Na hora de escolher um cosmético, é importante não somente avaliar sua eficácia, como também sua origem e composição. Desse modo, é possível entender seu impacto à natureza e à vida animal e fazer escolhas que sejam conscientes e sustentáveis.
Cosméticos naturais, orgânicos e veganos configuram-se como opções mais sustentáveis e éticas para quem busca cuidar de si mesmo e do meio ambiente. Ao procurar por esse tipo de produto, no entanto, é importante verificar a composição do produto e se possui certificações reconhecidas.
Caso tenha interesse em fazer sua própria linha de cosméticos sustentáveis, não deixe de conferir o nosso site e entrar em contato!
REFERÊNCIAS
[1] https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/organico-vegano-natural-diferencas-cosmeticos
[2] https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2016/07/cosmeticos-organicosveganos-e-naturais-entenda-diferenca.html
[3] https://cosmetologiadobem.com.br/saiba-diferenciar-cosmeticos-naturais-organicos-e-veganos/