Esmaltes naturais: o que são e razões para utilizar.

Sumário

Diversos produtos de beleza são feitos exclusivamente por componentes químicos – caso dos esmaltes – que podem fazer mal à saúde dos usuários, causando alergias. Nesse sentido, conheça os esmaltes naturais, usados para tornar a vida mais saudável e sustentável.

esmaltes naturais rosa
imagem por: devmaryna (freepik.com)

No Brasil e no mundo, diversos componentes químicos entram na formulação de grande parte dos esmaltes presentes no mercado, entretanto há uma tendência que vem se espalhando que é a dos esmaltes orgânicos, também chamados de naturais.

Primeiramente, o que são esmaltes naturais? 

Os esmaltes naturais são aqueles que não apresentam componentes químicos ou sintéticos em sua composição, ou seja, buscam conter elementos encontrados na natureza, o que proporciona menos efeitos nocivos ao organismo.

Mas como são os esmaltes convencionais?

Os esmaltes são basicamente feitos de solventes e resinas que formam um plástico sobre as unhas, mas o que pouco se é falado é sobre os componentes químicos pesados e tóxicos que fazem parte deles. Após algum tempo de aplicação, os poros da unhas podem absorver esses compostos, chegando na corrente sanguínea e causando complicações, como o “trio tóxico, representado pelo formol, tolueno e dibutil ftalato (DBP):

  • o Formol, o mais famoso dos três, age como endurecedor e conservador de cosméticos. Entretanto, esse composto possui um alto potencial carcinogênico;
  • o Tolueno é um solvente industrial que tem como função colar o esmalte na unha. Seus efeitos nocivos são possíveis tonturas e enxaquecas, além disso podem estar ligados a problemas neurológicos;
  • E, o DBP é um plastificante que impede rachaduras após aplicação do esmalte. Entretanto, a União Europeia proibiu seu uso devido a chance de causar problemas a gestantes e danos reprodutivos.

Por que usar esmaltes naturais?

Além de proporcionarem uma rotina mais saudável, os esmaltes naturais são ecológicos, diferentes dos convencionais, já que esses utilizam resíduos químicos que permanecem na natureza durante muito tempo, prejudicando o ser humano. Dessa forma, usar esmaltes orgânicos são um grande incentivo ao uso de matérias-primas ecologicamente corretas.

Também, o seu uso é recomendado por pessoas que possuem alergias a esmaltes convencionais, que devido a grande quantidade de substâncias químicas contidas podem levar a efeitos maléficos que vão desde unhas frágeis a coceiras. Para saber mais os prós e contras entre aqui.

Gostou da publicação? Ficou Interessado em formular algum cosmético natural? Consulte nossos serviços aqui e entre em contato com a Farma Junior.


Referências Bibliográficas
  1. GUIMARÃES, Fernanda. Eco-manicure: conheça os esmaltes naturais e orgânicos. Tao feminino.
  2. MVWH. Esmalte Natural e Orgânico: Suas Unhas agradecem!. Maria Verde.

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário