Os sulfatos estão presentes em vários cosméticos e desempenham funções importantes. Por outro lado, eles possuem peculiaridades que devem ser consideradas.
A formulação de cosméticos apresenta uma série de substâncias em sua composição, e inclusive temos um guia em forma de ebook que lista as principais e suas respectivas funções. Dentre estas, estão os sulfatos, noticiados diversas vezes na mídia.
Com isso, pesquisadores da Universidade de Washington consultaram várias bases de dados e escreveram um artigo científico para definir os reais impactos do seu uso e mitigar a desinformação a seu respeito. Assim, listamos aqui o que mais nos chamou a atenção.<ref>Bondi, C. A. et al. “Human and Environmental Toxicity of Sodium Lauryl Sulfate (SLS): Evidence for Safe Use in Household Cleaning Products.” Environmental health insights vol. 9 27-32. 17 Nov. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4651417/</ref>
O que são sulfatos?
Em primeiro lugar, os tipos mais comuns encontrados nesses produtos são o Lauril Sulfato de Sódio (SLS) e o Lauril Éter Sulfato de Sódio (SLES). Essas duas substâncias se chamam surfactantes, e são responsáveis por facilitar a remoção de impurezas, especialmente as oleosas. Além disso, um dos seus efeitos mais aparentes é a formação de espuma no uso.
Os perigos do uso
A princípio, os sulfatos apresentam grande capacidade de limpeza, sendo capazes de remover impurezas e gorduras com facilidade. Entretanto, esse grau de limpeza pode acabar agredindo o couro cabeludo, prejudicando a oleosidade natural dos fios. Como resultado, o cabelo pode sofrer ressecamento fazendo com que os fios quebrem mais facilmente. Além disso, em cabelos mais secos naturalmente ou que passaram por químicas, o efeito pode ser ainda pior.
Dessa forma, a depender da concentração utilizada na formulação, os sulfatos podem provocar irritações na pele e mucosas. Ademais, o uso desse produto com éter é um pouco mais arriscado, pois uma das substâncias utilizadas na sua produção, o 1,4 dioxano, possui potencial carcinogênico. Deste modo, caso haja contaminação durante o processo, como um reator mal limpo, o produto final pode ser comprometido. <ref>Sallve. A verdade sobre os Sulfatos: você deveria mesmo se livrar deles?. Acessado em 24 de abril de 2022. Disponível em: https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/sulfatos-tudo-o-que-voce-precisa-saber</ref>
Sulfatos e a desinformação
Esses problemas citados são bem específicos, uma vez que dependem de muitos outros fatores, como por exemplo a concentração de sulfatos no produto. Desta maneira, o artigo reitera na sua conclusão que, de modo geral, o uso de sulfatos não apresenta grandes riscos à saúde humana, e por isso é aceitável na fórmula de alguns produtos.
Ademais, ele reforça que boa parte dos seus efeitos não desejados pode ser evitada no desenvolvimento de uma fórmula apropriada, bem como através de testes de qualidade e de testes dermatológicos feitos pelo fabricante.
Assim, para definir se o uso desse tipo de produto é benéfico ou não, é necessário uma avaliação de um dermatologista.
<ref>Wikipédia. Tensoativos. Acessado em 24 de abril de 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tensioativo</ref>
Se você é um fabricante, nós da Farma Jr. disponibilizamos uma série de serviços para a área de Cosméticos, inclusive a formulação de novos produtos. Para saber mais sobre esse e outros serviços que oferecemos nesta área, acesse a página aqui.