Os rótulos, muitas vezes ignorados, são como pequenos tesouros de informações sobre o que consumimos diariamente. De alimentos a produtos de cuidado pessoal, os rótulos são muito importantes por fornecem informações essenciais para nossas decisões e seu uso.
O que são rótulos?
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), um rótulo é todo tipo de inscrição, legenda, imagem, matéria descritiva ou gráfica na embalagem de um produto, alimento ou bebida. Além disso, ele pode ser escrito, impresso ou gravado e serve para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto.
Ou seja, a rotulagem é a ponte de conexão entre a marca e o cliente. Além de fornecer informações, ele também tem a função de chamar a atenção do consumidor e do seu público alvo através de um belo design e cores que chamem a atenção aos olhos do consumidor.
A rotulagem deve ser feita tanto para produtos químicos quanto para cosméticos e alimentos. A ANVISA se responsabiliza pela adequação desses rótulos, e fornece algumas normas importantes referente ao processo de rotulagem e licenças sanitárias.
Para produtos cosméticos e de higiene pessoal, algumas das resoluções envolvidas no processo são a RDC nº 250/2018, RDC n°432/2020 e RDC nº 07/2015. Nelas são encontrados os requisitos para apresentação do projeto de arte de etiqueta ou rotulagem no processo de regularização de produtos, os requisitos técnicos para a regularização e a obrigatoriedade de descrever a composição em português na rotulagem.
Por que se preocupar com o rótulo?
A palavra que melhor responde essa pergunta é esclarecimento, pois o cliente encontra nos rótulos informações diversas, dentre elas: validade, modo de uso, composição, cuidados ao manusear, riscos à saúde e, no caso de alimentos, a tabela nutricional.
Além disso, deve se preocupar pelas vendas do produto, já que um rótulo chamativo e com informações completas tendem a ser mais apelativos aos clientes.
A rotulagem deve-se ser uma preocupação maior para o comerciante, principalmente quando:
- deseja expandir seu negócio para venda em varejo
- nota-se que há algum tipo de informação errada ou que induza o consumidor ao erro
A vantagem de se preocupar com a rotulagem é sobre o impacto em como seu produto é visto no mercado. Por exemplo, se um produto é vegano ele terá um selo que confirma a isenção de qualquer tipo de componente de origem animal. Assim, as vendas são alavancadas e agrega-se valor ao produto que, por consequência, atinge novos públicos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-432-de-4-de-novembro-de-2020-286397304
[2] https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem
[3] https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/cosmeticos/rotulagem
[4] https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-rdc-n-432-de-4-de-novembro-de-2020-286397304