Inicialmente, vale destacar que apesar do própolis ter adquirido mais reconhecimento nas últimas décadas, ele já era conhecido na Grécia, Roma e Egito durante a Idade Antiga. Isso se deve principalmente pelas propriedades do própolis em levar saúde e bem-estar.
O que é
O própolis é um hormônio natural que é produzido por plantas, com a finalidade de protegê-las contra bactérias e fungos. Por conta dessa propriedade, é comum encontrá-lo em colmeias de abelhas, pois elas extraem esse hormônio para levar à sua sociedade.
Ação contra doenças
A partir de recorrentes pesquisas envolvendo os seus benefícios aos seres humanos, obteve-se várias aplicações. Uma delas é o seu efeito antibacteriano, principalmente pelo fato de que em sua composição química encontrarem-se flavonoides, os quais causam danos na parede e membrana celulares de bactérias.
Há também seu efeito antiviral, o qual é resultado da presença de flavonoides cirisina e canferol responsáveis por afetar a capacidade replicativa do citomegalovírus (mais conhecido como vírus da Herpes), assim como outro componente do própolis, o ácido cinâmico, que age contra a H1N1.
Outra característica é a que inclui a ação contra protozoários, principalmente o Toxoplasma gondii, um agente causador da Toxoplasmose. Contra Trichomonas vaginalis, cujo agente causador é da doença Tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível (DST). E também a outros protozoários como Giardia e Trypanossoma cruzi.
Adicionalmente, pode-se contar com a ação antifúngica contra Trichophyton e Mricrosporum, os quais produzem manchas na pele, quando usados em associação ao líquido propilenoglicol.
Outras ações
Os flavonoides contidos no própolis reproduzem várias outras ações sobre a saúde e bem-estar humano. Um tipo de flavonoide que tem propriedades anti-inflamatórias é a galangina, responsável por inibir uma cascata de reações que causam inflamações. Também possui atuação sobre a imunidade celular, de tal forma a fortalecer o sistema imunológico, promovendo um favorecimento a fagocitose.
A propriedade antioxidante existe no própolis graças aos compostos fenólicos que atuam contra radicais livres, além de também ter ação anti-inflamatória e combater infecções.
Por último, possui a característica de ser cicatrizante devido aos fatores anteriormente citados: a ação antioxidante e anti-inflamatória. Por isso, em muitas guerras era comum que os soldados usassem própolis acima de ferimentos.
Como consumir
Deve-se considerar, de maneira geral, que seu consumo é feito geralmente como extrato de própolis. Sabendo disso, é recomendada sua ingestão com diluição em água no período da manhã.
Gostou desse conteúdo? Acesse a página sobre o nosso serviço de Formulação e saiba mais sobre a possibilidade de se ter várias propriedades em uma mesma formulação cosmética!