Queridinhos do skincare: qual a diferença entre gel, creme e sérum?

Sumário

O cuidado com a pele, conhecido como skincare, sempre caminhou junto a diferentes culturas e civilizações do Egito Antigo até sua grande “explosão” nas últimas décadas. Para a pele, destacam-se os cremes, géis e séruns. Com tantas opções disponíveis, nos resta uma pergunta: qual a diferença entre elas?

Queridinhos do skincare: qual a diferença entre gel, creme e sérum?
Foto de cottonbro no Pexels

E então, que rufem os tambores, a diferença mais importante entre os tipos de produtos mencionados, utilizados na rotina de skincare, é… a sua textura!

Conhecer a textura de um produto é uma etapa muito importante no skincare! Ou seja, a combinação textura-pele é fundamental para que se obtenha um resultado saudável e da forma esperada, facilitando a adesão ao produto.

Agora, vamos explorar um pouco mais cada textura:

 

Gel

Os géis são sistemas coloidais. Ou seja, apesar da aparência homogênea, trata-se de uma mistura heterogênea em escala microscópica (entre 1nm e 1µm), no caso um líquido disperso em um sólido (agentes gelificantes, normalmente polímeros).

Queridinhos do skincare: qual a diferença entre gel, creme e sérum?
Foto de Jill Burrow no Pexels

Dessa forma, o sólido, que confere as propriedades do gel, pode ser de origem sintética, como carboxivinílicos, ou de origem natural, como a goma xantana.

Quanto maior as partículas, maior será a opacidade e viscosidade do gel. Assim, sua coloração pode ser alterada com o uso de corantes.

Além disso, através da escolha e concentração da substância gelificante, o pH do produto pode ser ajustado de acordo com o alvo, o que é muito importante para manter a integridade do local de aplicação.

Por sua rápida absorção na pele, não agredir os poros, ser leve e fluido, promover a sensação de uma pele mais limpa, não possuir óleos e ser composto basicamente por água, é uma excelente opção para aqueles com a pele oleosa.

Além de produtos para skincare, é possível encontrar maquiagens em gel.

Creme

Os cremes, também sistemas coloidais, tratam-se de uma emulsão, ou seja, uma mistura heterogênea a nível microscópico de dois líquidos imiscíveis.

Queridinhos do skincare: qual a diferença entre gel, creme e sérum?
Foto de Linda Prebreza no Pexels

As emulsões são encontradas no formato O/A (óleo-água; água em maior quantidade; mais leve e refrescante), ou A/O (água-óleo; óleo em maior quantidade; melhor para a limpeza de pele).

Em consonância a isso, sua aparência depende da proporção entre óleo e água. Quanto mais óleo, mais viscoso, denso e mais branco é o creme.

Além disso, dos princípios ativos mais utilizados, destaca-se o ácido hialurônico. Trata-se de um composto natural, presente majoritariamente na derme, possui característica hidratante, anti-aging e muito mais.

Assim, entre os benefícios dos cremes estão: possível presença de componentes hidrófilos e lipófilos, fácil adesão e penetração na pele, resistência, eficácia na limpeza e ótimo potencial hidratante.

Contudo, por conta da presença de óleo, são geralmente recomendados para peles secas.

Entretanto, pode-se encontrar formulações para qualquer tipo de pele, sendo um verdadeiro queridinho do skincare.

Sérum

O sérum, apesar de poder ser uma emulsão ou, ser levemente gelificado, possui a grande característica de baixa viscosidade, tendo uma textura mais líquida, leve e fluida.

Queridinhos do skincare: qual a diferença entre gel, creme e sérum?
Foto de Jill Burrow no Pexels

 

Assim sua composição leva água, pode conter até 3% de algum óleo e grande concentração de princípios ativos.

Dessa forma, por apresentar uma textura leve e fluida e presença de gel, proporciona uma sensação de toque seco e excelente espalhabilidade. Ou seja, ideal para aplicação durante o dia.

Além disso, como possui alta concentração de princípios ativos, é muito útil para tratamentos específicos. Tais como antiacne, anti-aging, antioxidante, etc, ajudando também na potencialização do resultado de outros produtos, como cremes.

Vale ressaltar também que os séruns podem apresentar outros benefícios. Tais como rápida absorção, remoção de células mortas, diminuição de rugas, não obstrução de poros e controle da oleosidade.

Além do mais, como grande parte da população brasileira possui pele oleosa, seja por condições climáticas, alimentares ou hormonais, o sérum tem ganhado cada vez mais espaço nas rotinas de skincare.

Apesar das diferenças e especificidades, podem ser encontrados produtos com essas texturas para cada tipo de pele.

E então, gostou de entender a diferença entre esses queridinhos do skincare e gostaria de conhecer mais sobre o universo cosmético? Então não deixe de conferir nosso blog e página do instagram!


Referências Bibliográficas:
  1. AMIRALIAN, L.; FERNANDES, C. Cremes e LoçõesCosmetics Online – Fundamentos da Cosmetologia. [s.l.] , maio 2018a. Disponível em: <https://www.cosmeticsonline.com.br/ct/painel/class/artigos/uploads/2cac1-CT303_36-38.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.
  1. AMIRALIAN, L.; FERNANDES, C. Componentes dos Géis. [s.l.] , 30 jul. 2018b. Disponível em: <https://www.cosmeticsonline.com.br/ct/painel/class/artigos/uploads/c9219-CT304_Integra.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.
  2. CABAN, I. Gel é a textura da vez em cosméticos e maquiagens. O Globo, 3 nov. 2013.
  3. Características e cuidados com a pele oleosa. Disponível em: <https://blog.drconsulta.com/caracteristicas-e-cuidados-com-pele-oleosa/#:~:text=Cerca%20de%2070%25%20da%20popula>. Acesso em: 27 mar. 2021.
  4. CORREA, B. Sérum: o que é e quando usar ao invés do creme hidratante. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/35796-serum>. Acesso em: 27 mar. 2021.
  5. COSMÉTICOS I: ORIGEM DOS COSMÉTICOS. Disponível em: <https://betaeq.com.br/index.php/2019/06/25/cosmeticos-i-origem-dos-cosmeticos/>. Acesso em: 25 mar. 2021.
  6. DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS COM ÁCIDO HIALURÓNICO. Tese de Mestrado—Faculdade de Farmácia da Universidade de Porto: [s.n.].
  7. DISNER, E. A Fascinante História dos Cosméticos. Disponível em: <https://sumred.com.br/a-fascinante-historia-dos-cosmeticos/>. Acesso em: 25 mar. 2021.
  8. Gel, creme, sérum, sérum-gel, óleo, spray: conheça as diferentes texturas de cosméticos. Disponível em: <https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/diferentes-texturas-de-cosmeticos-diferencas-gel-creme-oleo>. Acesso em: 25 mar. 2021

Compartilhar

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter

E receba por e-mail nossos conteúdos, dicas e ofertas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

A Farma Júnior é a empresa júnior de Farmácia da Universidade de São Paulo, fundada em 1993 como a primeira EJ de farmácia do mundo e a primeira EJ de saúde do Brasil.

A missão da Farma Júnior é entregar soluções farmacêuticas personalizadas por meio de lideranças empreendedoras, oferecendo uma experiência completa e focada em nossos clientes.

Endereço
Acompanhe nossas redes
Endereço
Horário