Com o grande crescimento da rotina de skincare, surge também uma crescente variedade de produtos, assim como as diversas apresentações destes, ou seja, as texturas. Além disso, as diferentes texturas de um cosmético são muito mais do que meras apresentações de um mesmo produto; na verdade, elas desempenham um papel importante em como ele pode reagir na sua pele. Portanto, vamos conhecer um pouco mais sobre algumas texturas e entender qual é a sua importância na rotina de skincare.
Gel
O gel é o queridinho das pessoas com pele oleosa, graças à sua textura leve e à rápida absorção, que proporciona uma sensação imediata de frescor. Além disso, a fórmula do gel é composta por moléculas conhecidas como gelificantes, que interagem entre si para formar uma espécie de rede. Isso resulta em uma maior viscosidade, tornando-o ideal para quem busca uma hidratação eficaz sem pesar na pele.
Sérum
Aquela textura que todos os tipos de pele amam. A palavra sérum vem do francês e
significa “soro”, característico por ser líquido, ou seja, possui uma baixa viscosidade e um
alto teor de ativos, o que o torna um soro mesmo. Além de tudo, possui rápida absorção
e um acabamento ultraleve. Perfeito para turbinar sua rotina básica de skincare. [1]
Creme
Muito indicado para pele seca é a textura mais tradicional dos cosméticos, por possuir uma textura densa, traz uma sensação imediata de pele hidratada. Contudo, hoje possui diversas versões que atendem peles oleosas, mistas e normais. Tudo depende da sua formulação, a qual você pode desenvolver ou aprimorar junto com a Farma Júnior.
Óleo
Por muito tempo, os óleos foram considerados os vilões das peles oleosas. No entanto, com o avanço das formulações, eles passaram a ser adequados para todos os tipos de pele. Esses óleos contêm em sua composição oligoelementos, que são micro minerais essenciais. Esses elementos, quando combinados, formam uma gama de componentes necessários para a saúde da nossa pele.
Além disso, os óleos são conhecidos por serem potentes hidratantes. No entanto, é importante lembrar que, ao usá-los, é aconselhável evitar a aplicação simultânea com cremes hidratantes, pois isso pode resultar em uma redundância no tratamento. Vale destacar ainda que, entre suas diversas capacidades, os óleos ajudam a reduzir a perda de água, além de possuírem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias.
E então, gostou de saber mais sobre as diferentes texturas? Para saber mais a fundo
algumas você pode conferir em nosso blog.
Ana Macedo é estudante de graduação na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP) e ingressou como assessora de Marketing na Farma Júnior em 2024.
Referências Bibliográficas
SALLVE. Quer entender a diferença entre cada textura?. Disponível em <https://www.sallve.com.br/blogs/sallve/diferentes-texturas-de-cosmeticos-diferencas
-gel-creme-oleo?utm_source=google&utm_medium=midia&utm_campaign=perform
ance_max_produto_others&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwhb60BhClARIsABGGt
w_GzgHJUuWxA_FO2YQie-HapC8gJNaq423x4AKMXY2LV2-BhRT7AZoaAqrsEAL
w_wcB>. Acesso em 23 de agosto de 2024.
LORÉAL. Sérum, gel e creme: dermatologista explica texturas dos produtos de skincare. Disponível em <https://www.loreal-paris.com.br/diferenca-serum-gel-creme>. Acesso em 23 de agosto de 2024.